Últimas notícias

Fique informado
Receita este ano vai cruzar informações de médicos e do eSocial na malha fina do IR

Receita este ano vai cruzar informações de médicos e do eSocial na malha fina do IR

2 de março de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Serasa indica os benefícios de declarar com antecedência seu Imposto de Renda

A Receita Federal informou que o prazo de entrega do Imposto de Renda 2017 começa no dia 2 de março e termina em 28 de abril.

23 de fevereiro de 2017

Receita libera hoje o programa gerador do Imposto de Renda 2017

Receita Federal libera nesta quinta-feira (23) o programa gerador do

22 de fevereiro de 2017

Receita visa com esses cruzamentos identificar fraudes nas deduções de despesas com saúde e com empregados domésticos para icluir contribuintes na malha fina

Prazo para declarar IR começa em 2 de março

Informações prestadas pelos contribuintes sobre despesas com saúde e empregados domésticos serão cruzadas, neste ano, com aquelas declaradas pelos médicos e com os dados do eSocial, página usada para cadastro de empregadores e empregados domésticos.

De acordo Elaine Pereira de Souza, responsável na receita por esses cruzamentos,  já era solicitado, desde o ano passado, que os profissionais de saúde que atuam como autônomos informassem, em sua declaração do IR, o CPF dos seus pacientes, mas efetivamente, só este ano a Receita fará os cruzamentos para a chamada “malha fina”.

eSocial

Com a instituição do eSocial, no ano passado, a Receita passou a ter mais detalhes sobre contratos de trabalho, desta forma, neste ano os dados do eSocial serão utilizados no cruzamento de dados.

É permitido ao contribuinte abater parte do valor pago aos empregados domésticos com tributos, mas somente por meio da declaração completa.

Segundo declarou Flavio Vilela Campos, coordenador-geral de Fiscalização da Receita o objetivo da medida é identificar deduções indevidas no Imposto de Renda, de despesas com empregados domésticos. Campos lembrou que, no ano passado, a Receita lançou uma operação contra fraudes nessas deduções, chamada de “Falsa Patroa”. Ano passado só m escritório de contabilidade usou dois CPFs de empregadas doméstica em 13 mil declarações.

CATEGORIAS

Destaques Notícias