Últimas notícias

Fique informado

Raízes da ICP-Brasil agora são reconhecidas automaticamente pelos navegadores

21 de julho de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Fique por dentro da MP 983/2020 que simplifica as assinaturas digitais no âmbito público

Deputados e senadores apresentaram 76 sugestões de emendas à medida

25 de junho de 2020

Donos de pets poderão registrar seus animais por via eletrônica

Documento facilita identificação do animal em caso de fuga ou roubo e funciona como prova legal dos direitos dos donos.

25 de junho de 2020

Os certificados SSL no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil agora são reconhecidos automaticamente pelos principais navegadores do mercado

Com a ação, os sites com o certificado SSL padrão ICP-Brasil, em especial os portais do Governo Federal, não apresentarão mais as mensagens “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”.

O reconhecimento tornou-se possível após o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil, adquirir o selo Webtrust SSL Baseline – Secure Socket Layer.

O diretor-presidente do Instituto Carlos Fortner, destacou a importância da conquista. “É um marco histórico, resultado do engajamento de muitos atores e empresas, governos de outros países. Mas quem ganha é o cidadão brasileiro”.

O presidente-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, falou sobre a importância deste novo marco da ICP-Brasil.

Egon Schaden Júnior – Presidente-executivo da ANCD

“Muitos usuários tinham dúvidas na hora de acessar os sites com segurança ICP-Brasil, por conta das mensagens de risco apresentadas pelos browsers. Agora, isso ficará no passado. A ICP-Brasil seguirá sendo um sistema seguro, como sempre foi, e agora também com aparência de segurança, tornando mais fácil o cotidiano de milhares de brasileiros que acessam diariamente sites importantes, em especial os do Governo Federal”.

Para Schaden, julho de 2020 já entra para história da ICP-Brasil, por possibilitar uma das conquistas mais importantes da Infraestrutura. “A ANCD parabeniza toda equipe do ITI, pelos excelentes trabalhos promovidos, e o Comitê Gestor, que sempre trabalhou para possibilitar esse avanço”, finalizou.

Processo da ICP-Brasil

Em fevereiro, o governo norte-americano aprovou os equipamentos que o ITI utiliza na Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz. Assim, os navegadores mais utilizados no mundo podem reconhecer, automaticamente, as raízes brasileiras da ICP-Brasil e resolver o problema de mensagens de erro, apresentadas em diversos sites.

Segundo observa o Coordenador-Geral de Segurança da Informação do ITI, José Gonçalves, o ITI possui um acordo em vigor com a Microsoft que permitirá, de imediato, a inserção dessa nova raiz apenas nos seus repositórios confiáveis.

“Os usuários que utilizam tal sistema operacional estão contemplados. Quanto às demais plataformas, serão apresentados o selo e os respectivos relatórios de auditoria para continuarmos as tratativas para inserção progressiva do certificado raiz também em seus repositórios confiáveis”.

Os certificados digitais SSL e certificados de assinatura de código emitidos pela hierarquia da ICP-Brasil, atuam para garantir a identidade de servidores web e a segurança dos acessos pelos navegadores.

Como não há o reconhecimento automático dos certificados pelos browsers, os sites protegidos com a criptografia brasileira são sinalizados para seus visitantes como inseguros.

José Camilo Nagano – Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

“O ITI passou por um criterioso processo de auditoria realizado pela EY, que exigiu muito de toda a nossa equipe, foram meses de dedicação e muito trabalho, culminando no nosso novo orgulho, a conquista do selo Webtrust SSL, que passa a ser um novo marco para toda a ICP – Brasil, e aumenta a confiança para todos os usuários”, reforça o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, José Camilo Nagano.

Em 2017, o Comitê Gestor da ICP-Brasil, através da Resolução n°119, de 06 de julho, aprovou a obrigatoriedade de realização de auditorias Webtrust para as ACs que emitem certificados para usuário final.

Assim, foi necessária a emissão de uma nova raiz, a V10, para contemplar as ACs que fossem emitir certificados de usuário final do tipo SSL (Secure Sockets Layer), havendo a necessidade de obtenção do selo específico SSL.

Selo Webtrust

A Autoridade Certificadora – AC Raiz da ICP-Brasil possui o selo Webtrust for Certification Authorities para todas as suas cadeias desde 2015. O selo foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras.

Autoridades Certificadoras de todo mundo, após passarem pelo processo de auditoria, podem receber esse selo, que garante a segurança na aplicação da tecnologia de Infraestrutura de Chaves Públicas, mundialmente reconhecida por PKI (Public Key Infrastructure).

A ação garante a conformidade da ICP-Brasil aos requisitos do programa de raízes confiáveis e, por consequência, a manutenção dos certificados da AC Raiz nos repositórios dos navegadores de internet.

Fonte: ANCD

Brasscom passa a ocupar uma cadeira no Comitê Gestor da ICP-Brasil

Por conta do coronavírus, presidente da república inclui em sua rotina a videoconferência e intensifica o uso do Certificado Digital ICP-Brasil

Acesse o novo serviço Malha Fiscal IRPF com o certificado ICP-Brasil