Últimas notícias

Fique informado

Quatro testes que todo e-commerce deve fazer para se preparar para as vendas em datas comemorativas

6 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

7 tendências para o mercado de e-commerce em 2023

Omnichannel, big data, IA, mobile commerce, social commerce, marketplaces e personalização são os destaques para o e-commerce

2 de janeiro de 2023

E-commerce B2B: 4 vantagens de indústrias e distribuidores que vendem online

Especialista elenca principais benefícios do segmento e-commerce B2B, previsto para crescer quase 20% ao ano até 2030

30 de dezembro de 2022

Empresas de varejo e e-commerce estão entre as mais visadas por cibercriminosos

Relatórios de empresas de grande calibre em cibersegurança mostra como essas modalidades são visadas mundialmente para a prático dos crimes cibernéticos

14 de dezembro de 2022

Web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Conceito relativamente novo, a Web 3.0 tem impactos que vão além do desenvolvimento de produtos para o universo digital

19 de novembro de 2022

Para garantir que o cliente tenha uma boa experiência durante as compras on-line, é fundamental que o e-commerce faça testes

As páginas, os botões e as funcionalidades de uma loja virtual devem estar operando da melhor maneira possível, a fim de conquistar o consumidor. 

Para garantir que o cliente tenha uma boa experiência durante as compras on-line, é fundamental que o e-commerce faça testes e verifique se os sistemas e as páginas estão funcionando corretamente, sem apresentar falhas que possam prejudicar as vendas online.  

“Antecipar-se a um problema antes que ele afete o desempenho das vendas online é crucial para manter um e-commerce ativo e não prejudicar a experiência do cliente. Logo, investir na testagem de sistemas é a melhor solução para garantir confiança, eficiência e segurança”, afirma Sabrina Tonom QA Manager na JBQ.Global.  

A especialista listou quatro testes que toda loja virtual deve fazer para se preparar para as vendas on-line. Confira: 

 – Teste funcional 

Esse teste é realizado durante a fase de desenvolvimento e possui papel muito importante no controle da qualidade. O teste funcional é aplicado para verificar se o sistema está funcionando de acordo com a expectativa da área de negócio. 

Geralmente, o teste é feito para validar se os processos e as ações estão de acordo com as regras de negócio descritas durante as definições.

Entre as validações mais comuns, destacam-se cadastro e login, cupons e descontos, formas de pagamentos, processo de compra, armazenamento de dados, frete, entre outros primordiais para a característica do negócio. 

– Teste de desempenho 

O teste de desempenho é fundamental para garantir a eficiência e evitar que vendas não sejam realizadas devido a instabilidades na plataforma. Ele expõe um sistema a uma condição específica (carga de trabalho) para verificar o desempenho dele por meio de alguns indicadores. 

Entre eles, podemos citar o tempo de resposta e a capacidade de carga, que é a quantidade de usuários simultâneos que a plataforma suporta. Durante essa testagem, também são aplicadas outras categorias de testes, como o teste de stress e de performance. 

– Teste de usabilidade 

O teste de usabilidade tem como foco a experiência e a navegação do usuário na loja virtual, revelando a facilidade de uso do sistema. Além disso, o teste revela se a plataforma é intuitiva para o usuário, de acordo com o público-alvo que a empresa espera atingir. 

Nesse sentido, o time deve trabalhar em conjunto da equipe de UX, a fim de resolver problemas que podem interferir na experiência do usuário e com objetivo de facilitar a navegação no e-commerce. 

– Teste de compatibilidade 

A linguagem digital e os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de diversos software com diferentes funções. Entretanto, é necessário verificar se o sistema é compatível com os navegadores e as plataformas (desktop ou mobile, por exemplo) em que o e-commerce será inserido. 

Por isso, as empresas devem aplicar o teste de compatibilidade para evitar que falhas de incompatibilidade, como não carregamento da página ou erros de armazenamento, aconteçam.

Apesar de ser muito difícil testar todas as possibilidades, uma dica é focar nos navegadores e nos dispositivos que o público-alvo mais utiliza. 

Sobre o Grupo JBQ.Global 

Com mais de 15 anos de história, o Grupo JBQ.Global, formado pelas marcas Jotta, Adaga e Anggle, atua na área de consultoria em Tecnologia da Informação, e é especializado em outsourcing e soluções para transformação digital das empresas.

Atualmente conta com quase 200 colaboradores em sua equipe, trabalhando de 44 cidades diferentes pelo Brasil e possui clientes por toda a América Latina, Portugal e Estados Unidos, além de um escritório no México.

Sempre focado no aumento de resultados, com qualidade, transparência possui uma equipe altamente capacitada e especialistas em arquitetura de software, desenvolvedores e consultores que realizam suporte técnico, manutenção e treinamentos. 

Web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Especialista lista 3 técnicas mais comuns de fraudes utilizadas por criminosos em ataques a e-commerce

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.