Últimas notícias

Fique informado

Quase 10 milhões de pessoas fizeram a declaração pré-preenchida do IRPF

2 de junho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Prefeitura de São Paulo suspende pregão eletrônico para contratar sistema de reconhecimento facial

O programa “Smart Sampa” pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 para Reconhecimento Facial na cidade de São Paulo.

5 de dezembro de 2022

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 terminou ontem (31/5)

Alternativa foi disponibilizada de forma gratuita a contribuintes com contas ouro e prata no GOV.BR, que terão prioridade na restituição.

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 terminou ontem (31/5), e mais de 41 milhões de pessoas acertaram suas contas com a Receita Federal dentro do prazo.

Dessas, 24% – mais de 9,8 milhões de cidadãos – utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida, utilizando sua conta prata ou ouro na plataforma GOV.BR, gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O quantitativo ultrapassou a meta prevista de 20% pela Receita Federal. Em 2022 foram 7,6% de entregas neste modelo.

As pessoas que entregaram a declaração pré-preenchida terão prioridade no recebimento da restituição, recebendo logo na sequência após os grupos prioritários legais, que são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, idosos entre 60 e 79 anos e idosos acima de 80 anos.

A opção pré-preenchida pelo GOV.BR – acessível desde a abertura do prazo de entrega até o último dia – reduz o risco de erros no preenchimento da declaração através do uso de informações disponibilizadas nos bancos de dados do governo.

O contribuinte ganhou tempo, visto que as informações repassadas no ano anterior são automaticamente importadas para a declaração atual, e prioridade no recebimento da restituição. O modelo pré-preenchido da declaração foi disponibilizado de forma gratuita aos cidadãos com conta ouro ou prata no GOV.BR.

No modelo de declaração pré-preenchida do IRPF 2023, as informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais foram alimentadas diretamente no Programas Geradores de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, sem a necessidade de digitação.

Oferecemos uma facilidade ao cidadão com sua conta GOV.BR prata e ouro, mas é importante ressaltar que o contribuinte deve verificar os dados exportados para a declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões, se for o caso”, reforça o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Caso seja necessário, é possível enviar uma declaração retificadora mesmo depois do final do prazo. É necessário informar o número do recibo da declaração a ser retificada.

Conta GOV.BR

Mais de 68 milhões de usuários do GOV.BR mudaram suas contas para os níveis Ouro ou Prata. Com isso, além da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, esses usuários conseguem acessar serviços como o Valores a Receber, do Banco Central, a declaração pré-preenchida do imposto de renda e a assinatura eletrônica.

A conta GOV.BR é gratuita e acessível por três tipos de cadastro: Bronze, Prata e Ouro. Cada um deles requer níveis de segurança diferentes e demandam coletas de dados distintas.

A identidade digital Bronze é a mais simples e o usuário recebe automaticamente ao fazer o seu cadastro na plataforma.

Com este nível, já é possível fazer acessos e transações simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas. A conta pode ser acessada por computador, notebook ou celular.

Caso não tenha conta no GOV.BR, basta acessar a plataforma pela web ou aplicativo GOV.BR

Fonte: Gov.br

Detran-GO adere à venda digital de veículos pelo aplicativo CDT com uso dos selos prata ou ouro do Gov.br

Em audiência pública, vice-presidente da AARB sugere mais segurança no acesso ao Gov.br

Administração pública ganha mais eficiência na gestão de documentos com o Super.GOV.BR

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

govtech IRPF