Últimas notícias

Fique informado

Qual o real impacto da nova geração de Inteligência Artificial no mundo corporativo?

15 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

Muitas empresas têm procurado entender as reais possibilidades que a IA pode oferecer para o mundo corporativo

Por Gustavo Bastos

Gustavo Bastos, vice-presidente de Plataformas da TOTVS

Nos últimos meses, um assunto que tomou conta das conversas cotidianas de todos e, em particular, do mundo da tecnologia foi o boom do ChatGPT, chatbot com Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela Open AI.

O que mais chama atenção é a capacidade de gerar textos com as informações no tom e no formato solicitado, de forma muito plausível e verossímil, como se uma pessoa especialista nos mais diversos assuntos estivesse respondendo.

É tudo “tão verdadeiro” que recentemente, Elon Musk e outros mil pesquisadores, especialistas e executivos do setor de tecnologia divulgaram uma carta com uma crítica à “corrida descontrolada” por novas aplicações e avanço da IA.

Polêmicas à parte, muitas empresas têm procurado entender as reais possibilidades que essa aplicação, e outras similares, podem oferecer para o mundo corporativo.

Primeiro de tudo, é importante entender o uso de IA no mundo corporativo. Muitas empresas já adotam há algum tempo ferramentas de Inteligência Artificial em seu dia a dia, do atendimento ao cliente com outros tipos de bots até o uso de plataformas capazes de cruzar dados e gerar insights sobre a operação. No entanto, com a evolução da tecnologia, novos caminhos se abrem, parecendo muito promissores e mais sofisticados.

Na TOTVS, por exemplo, nossos times de desenvolvimento têm pilotado o uso do ChatGPT como apoio nos bastidores do desenvolvimento dos softwares, com o intuito de otimizar o tempo de execução de algumas atividades, como a automatização da geração de código, elaboração de scripts, code review, simulação de cenários e geração de documentação de código.

Também estamos fazendo experimentos pensados para o usuário final dos sistemas. Mais do que pedir respostas para o bot, nossa ideia é que o usuário possa de fato consumir funcionalidades e conteúdos de uma forma mais amigável, contando com um assistente, copiloto, guia pessoal ou qualquer outro papel que auxilie na execução de tarefas.

Imagine um profissional da área financeira de uma empresa, ao usar o sistema de gestão para emissão de notas fiscais dizer: “Carolina (nome da nossa assistente virtual aqui na TOTVS), emita as notas fiscais desse mês, para o cliente A, conforme contrato, considerando avaliação histórica de relacionamento”, e o módulo do ERP apresentar uma interface com a lista de NFs com todas as informações para serem apenas conferidas e liberadas pelo humano.

Sim! Nossa perspectiva ainda é de que o processo decisório é uma prerrogativa humana e que a tecnologia é meio, uma ferramenta que alavanca para facilitar as coisas, cabendo ainda um nível de cautela especialmente no que diz respeito a temas que não são necessariamente objetivos, como vieses e pré-julgamentos.

Citando uma frase de Eliezer Yudkowsky, escritor americano e reconhecido pela criação do termo friendly artificial intelligence – inteligência artificial amigável (não no sentido coloquial de amigável, mas numa perspectiva de ser seguro e útil): “De longe, o maior perigo da Inteligência Artificial é que as pessoas concluem muito cedo que a entendem.”

Outra possibilidade que temos explorado é o uso de ferramentas de IA com serviços cognitivos de análise de sentimento, avaliando por exemplo o sentimento contido nas respostas das pesquisas de NPS (Net Promoter Score) e CSAT (Customer Satisfaction Score), identificando se ele é negativo, positivo ou neutro, apoiando a análise dos dados, a priorização das respostas, além de identificar possíveis tendências. O entendimento sobre a satisfação do cliente se torna ainda mais inteligente e leva a empresa a um nível mais acurado na tomada de decisões.

O marketing também pode tirar benefícios da aplicação de IA. Tecnologias semelhantes às aplicadas pelo ChatGPT possibilitam analisar dados e resultados prévios de milhares de campanhas e identificar assim informações valiosas para conversão, como por exemplo os melhores dias e horários para impactar cada tipo de público.

A partir dos leads é possível até mesmo estabelecer um ranking automático com maior probabilidade de compra e valor estimado de compra de cada um desses públicos. O potencial de aumentar as vendas é gigante.

Inovações tecnológicas surgem, se desenvolvem e podem – ou não – mudar o ponteiro dos negócios. Embora ainda não tenhamos o conhecimento total de como ou em que velocidade, a Inteligência Artificial certamente é uma dessas tecnologias que seguirá movimentando e mudando a configuração e o curso do mercado, com ou sem polêmicas envolvidas, e de preferência com todos trabalhando para que esse seja mais um grande avanço em favor da raça humana durante essa evolução.

Cinco maneiras para impulsionar os negócios com observabilidade e ​​​ inteligência artificial

Qual é o principal problema da inteligência artificial?

Inteligência artificial como aliada na geração de novos negócios digitais personalizados

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

IA Mercado Notícias