Últimas notícias

Fique informado

Quais são os riscos para a privacidade e proteção de dados no Metaverso?

18 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

O Metaverso representa o controle imenso de informações, e consequentemente de pessoas ao redor do mundo todo

Por Lívia Maria – Equipe de Redação

Embora o Metaverso seja uma aposta da tecnologia para os próximos anos, é impossível dizer que as revoluções tecnológicas que ocorrem nos dias de hoje não serão parte desta nova realidade quando finalmente pudermos conhecê-lo.

Mesmo que haja quem se apoie na ideia do fracasso da tecnologia, a presença de outros recursos “futuristas” como a internet 5G, o aprimoramento de realidade aumentada, em especial de wearables, como os óculos de realidade virtual, e a eficiência dos algorítmos, é dificil não dizer que somos gradativamente guiados para dentro do Metaverso.

Desde a proposta de um ambiente completamente virtual sugerido pelo criador do Meta, antigo Facebook, sabemos que o Metaverso necessita de muito mais do que conhecemos em video-games, como The Sims e Second Life – em que ambos permitem a sua presença em mundos alternativos com avatares personalizados, presença totalmente rasa quando a comparamos com a proposta de Zuckerberg e outros idealizadores de tal imersão tecnológica.

Metaverso: um universo de riscos

Ao especular sobre cenários negativos do Metaverso, especialistas alegam que sua concretização pode representar uma ameaça à soberania de governos, em razão de sua proposta de comercialização com moedas extraoficiais.

Contudo, a mais latente das preocupações diz respeito à privacidade e a proteção de dados, visto que o controle de dados pessoais por corporações privadas não são somente um risco de concentração de poder, mas também um risco à segurança de dados dos usuários.

Afinal a tecnologia representa um controle imenso de informações, e consequentemente de pessoas ao redor do mundo todo, ademais, nada garante que estes dados sejam expostos a vulnerabilidades e utilizados de maneira indevida pelas companhias responsáveis pela criação do Metaverso.

Como por exemplo, o Meta, que prepara-se para a criação de seu ambiente totalmente em realidade virtual, mas que não garante que escândalos de vazamentos de dados voltem a ocorrer em sua plataforma, como em 2016 e 2021.

Qual será a forma de amenizar os riscos do Metaverso?

Mesmo com uma série de dúvidas sobre como o Metaverso será, é inegável que a realidade chega para revolucionar a tecnologia em grande escala. É claro que assim como outras revoluções tecnológicas, o Metaverso trará aspectos positivos e negativos, e amenizar seus riscos, em especial, os riscos que dizem respeito aos dados. Estes necessitam de medidas legais que garantam sua privacidade e proteção, nada diferente do que já ocorre nos dias de hoje em ambientes digitais.

Uma grande revolução: a inovação da internet, Web3

Encadeamento de blocos a nível criptográfico, conheça a Blockchain

Após o Facebook mudar o nome para “Meta” em 2021, muito se fala sobre o metaverso e o que esse universo engloba.

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!