Serpro lança ProID: identidade para profissionais de órgãos públicos e conselhos de classe
8 de junho de 2021Tecnologia ProID permite que órgãos públicos e conselhos de classe emitam versões digitais de seus documentos de identificação
Você já ouviu falar no ProID? Desenvolvido pelo Serpro, o ProID é a solução que moderniza as carteiras profissionais no Brasil, migrando os tradicionais documentos de papel ou plástico para um aplicativo celular.
A inovação é especialmente voltada para conselhos de classe e suas respectivas seccionais, além de órgãos públicos que possuem emissão de documentos próprios, como Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias (Civil, Militar e Federal), entre outros.
Um bom exemplo de uso do ProId vem do Conselho Regional de Administração de São Paulo, um dos primeiros clientes da solução.
Vantagens ProID
Para o profissional, o ProID significa praticidade e tranquilidade de ter sua identidade funcional disponível em dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar, mesmo sem internet.
É agilidade na identificação e confirmação da habilitação profissional sempre que for preciso. Basta baixar o aplicativo ProID gratuitamente nas lojas Google Play ou Appstore e pronto.
Para a entidade de classe, as vantagens vão além da economia de recursos com a eliminação de equipamentos e insumos na emissão de documentos em papel ou plástico.
O ProID é muito mais que uma simples identificação digital, a plataforma também é uma excelente ferramenta de gestão pessoal, pois permite a gestão sobre a inadimplência de filiados e o absenteísmo de servidores.
Com ela, a entidade mantenedora do documento pode fazer atualizações remotamente, com efeitos imediatos, tão logo o aplicativo se conecte à internet e as receba.
Isso garante, por exemplo, o bloqueio do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento, recurso fundamental para proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei.
O ProID fornece ainda um ótimo meio de comunicação do órgão com seus filiados e servidores, por meio de um serviço exclusivo de mensageria instantânea e notificações.
Tudo isso em uma interface completamente parametrizável que oferece grande liberdade de customização do documento, permitindo a acomodação de diversos tipos de imagens, como logos, brasões, impressões digitais, QR Codes próprios, dentre outros itens.
Segurança
Mas como um documento digital pode ser mais seguro que as antigas carteiras em papel? Tudo começa com uma tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados desenvolvida pelo Serpro e já utilizada em outras soluções de documentos digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT): o VIO.
Os QR Codes VIO utilizam um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Se alguém decidir adulterar uma carteira emitida pela plataforma, a fraude é facilmente desmascarada: basta fazer a leitura deste QR Code com o app VIO, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.
Importante esclarecer que somente com os algoritmos e chaves de encriptação/decriptação da solução, mantidos pelo Serpro em sala-cofre própria, é possível gerar um QRCode válido. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica assim garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional.
Além da inovadora tecnologia de QR Codes criptografados, o ProID conta ainda com mecanismos de segurança adicionais, como o reconhecimento facial para validar a vinculação e geração da carteira; número de registro e código de acesso secreto e definido exclusivamente pelo órgão contratante; e senha pessoal do usuário que garante a privacidade no acesso.
Como contratar o ProID?
Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse a página do ProID na Serpro.
Fonte: Serpro
Girls in ICT é realizado com o apoio do Serpro
Webinar Serpro discute importância do tratamento de dados na atualidade
Serpro faz chamamento público para serviços de Robotic Process Automation