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Programa Desenrola Brasil: IA auxilia na prevenção de fraudes

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O Desenrola Brasil é uma importante ferramenta para ajudar os brasileiros a melhorar suas finanças e a recuperar a credibilidade no mercado. O programa tem o potencial de beneficiar milhões de pessoas e de contribuir para o crescimento econômico do país, no entanto, o programa também traz novas oportunidades para golpes contra a população endividada

Com o Programa o Governo, criado em junho de 2023, espera reinserir a população que está negativada na economia. Isso porque as pessoas negativadas têm dificuldade em conseguir crédito, o que dificulta o consumo e, consequentemente, a geração de emprego e renda.

O programa está dividido em duas fases

A primeira fase, que terá início em setembro, beneficiará as pessoas que têm renda de até dois salários-mínimos, inscritas nos CAD e com dívidas de até R$ 5 mil. Para esse público, o Fundo Garantidor de Crédito oferecerá garantia aos credores, o que significa que, se o devedor não pagar a dívida, o Fundo assumirá o pagamento.

A segunda fase, que já está em vigor desde o início de agosto, contempla pessoas com renda de até R$ 20 mil e inscritas nos bureaus de crédito. Para essa parcela da população, o Fundo Garantidor de Crédito não é acionado.

Canais Digitais: Como as empresas credoras podem otimizar a comunicação com clientes?

Atualmente a comunicação entre empresas e seus consumidores ocorre praticamente em sua totalidade por canais digitais. Isso é uma enorme evolução, traz inúmeros benefícios e principalmente muita agilidade, mas por outro lado, pode criar oportunidades para fraudadores que se valem da “angustia” vivida pelos endividados para transforma-los em vítimas.

A comunicação que é feita pelos canais digitais desponta como uma ferramenta que contribui para gerar uma melhor experiência entre cliente e empresa.

Porém, no caso de chamadas de cobrança, há uma questão bastante crítica que é localizar o cliente. A comunicação otimizada feita com o auxílio de ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial, permite encontrar esse consumidor de forma personalizada.

Eduardo Tambellini, Consultor Sênior de Negócios da FICO

Segundo Eduardo Tambellini, Consultor Sênior de Negócios da FICO, empresa global de software analítico e líder em plataformas de tomada de decisão com base em IA, ” uma instituição credora pode usar tecnologia para identificar clientes em potencial que estão mais propensos a negociar suas dívidas. Desta forma, a instituição consegue direcionar aos clientes ofertas personalizadas que são mais propensas a atrair sua atenção, fechar a negociação com mais agilidade e concluir negociações num prazo menor, contribuindo para o sucesso do Programa.

Com as informações captadas por uma plataforma inteligente é possível conectar com outros dados, como taxa de reincidência, taxa de quebras de acordo e, a partir disso, promover uma melhor reorganização financeira do cliente para que ele possa sair da inadimplência e se manter saudável e ativo dentro da base de cada empresa.

A tecnologia auxilia na negociação sustentável, ou seja, por meio de ferramentas que utilizam inteligência artificial, machine learning e analíticos, é possível entender quem é o cliente, como ele se comporta e direcionar um plano de pagamento parcelado que, de fato, ele possa honrar. Nos debruçamos sobre essas informações para que não ocorra a reincidência, ou seja, que o cliente não retorne à negativação pelo fato de não conseguir pagar as parcelas seguintes”, complementa Tambellini.

A comunicação ágil e personalizada evita prejuízos milionários para as empresas, uma vez que a tecnologia permite identificar e conectar de forma rápida com o cliente e, em casos de fraudes comportamentais, é possível avaliar o histórico e desempenho da pessoa para constatar, alertar e evitar a fraude.

Uma plataforma de tomada de decisão de IA pode auxiliar as empresas credoras no relacionamento com seus clientes de várias maneiras, incluindo:

Identificar e atender às necessidades dos clientes: A tecnologia auxilia as empresas a entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, para que possam desenvolver produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

Personalizar a experiência do cliente: Ao personalizar a experiência do cliente as empresas são capazes de fazer recomendações para o cliente individual.

Melhorar a eficiência do atendimento ao cliente: A plataforma com base em IA agrega eficiência do atendimento das empresas uma vez que fornece ferramentas e recursos que permitem que os agentes da empresa consigam solucionar problemas com mais rapidez.

Reduzir a fraude: A tecnologia pode ajudar as empresas a reduzir a fraude, fornecendo ferramentas e recursos que ajudam a identificar e impedir fraudes financeiras.

Como se proteger dos golpes?

É importante estar atento aos golpes que podem ser aplicados nesse contexto. Um dos golpes mais comuns é o de se passar por um representante de uma empresa credora e exigir o pagamento de uma dívida que já foi renegociada ou quitada. Os golpistas também podem tentar obter informações pessoais, como senhas e números de cartões de crédito, para fazer compras fraudulentas.

– Nunca fornecer informações pessoais a pessoas que você não conhece;

– Só realizar pagamentos a empresas que você conhece e confia;

– Sempre desconfiar de ofertas que parecem muito boas para serem verdade;

– Nunca clicar em links em e-mails de pessoas que você não conhece;

– Manter seu antivírus e firewall atualizados;

– Ser cuidadoso ao navegar na internet.

Se você receber uma ligação ou e-mail suspeito, não hesite em reportar o caso às autoridades.

Como participar do Desenrola Brasil

Se você é o cliente

Para participar do programa, o interessado deve acessar o site do governo federal e fazer um cadastro.

É importante ressaltar que, neste momento, as dívidas em renegociação consideram apenas financeiras, não entrando valores pendentes junto a empresas de telecomunicações, água, luz e outros.

Instituições que aderiram ao programa devem desnegativar o nome de clientes com dívidas de até R$ 100,00. Mas é importante ressaltar que a retirada do nome de bureaus de crédito não significa o perdão da dívida. O devedor ainda terá que pagar a dívida, mas terá condições mais flexíveis para fazê-lo, como a possibilidade de parcelar o pagamento em até 60 vezes.

Depois, o interessado deve escolher um agente financeiro e negociar a dívida. O agente financeiro pode oferecer descontos, prazos maiores para pagamento ou outras condições mais vantajosas para o devedor.

O objetivo do Desenrola Brasil é ajudar os brasileiros a renegociar dívidas e limpar o nome. O programa oferece condições especiais para a renegociação de dívidas, como descontos, prazos maiores para pagamento e a possibilidade de quitar a dívida em parcelas mensais.

Se você é uma empresa

As empresas que são credoras se beneficiam do programa ao recuperarem parte das receitas pendentes em função da inadimplência de seus clientes por meio da renegociação.

O lançamento do Desenrola Brasil gerou uma grande onda de renegociações, inclusive independentes do programa, por todo o País. De acordo com dados da Febraban, nos primeiros cinco dias, os bancos negociaram mais de R$ 500 milhões em dívidas.

O programa Desenrola Brasil tem sido um sucesso, desnegativando 7,5 milhões de dívidas de até R$ 100 e renegociando quase 3 milhões de dívidas bancárias. O governo está trabalhando para reduzir o custo do crédito para os brasileiros, aprovando o PL 2.250/23, que viabiliza empréstimos com garantia de cotas de fundos de previdência, e trabalhando no novo Marco de Garantias.

Além disso, as empresas podem se beneficiar do programa ajudando seus funcionários a renegociar suas dívidas e melhorar sua situação financeira. Isso pode levar a um aumento da produtividade e satisfação no trabalho.

Como monitorar os resultados do Programa Desenrola Brasil

A Fico disponibiliza uma plataforma para que os interessados acompanharem o desempenho do Programa ao analisarem os índices de inadimplência da população brasileira. Os resultados podem ser acompanhados pelo FICO Risk Trends nesse link!

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