Por Jefferson Nascimento*
Nos dias 6 e 7 de maio de 2016, no Centro Cultural São Paulo durante 24 horas, aconteceu a CryptoRave evento destinado a 40 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.
A CryptoRave inspira-se na ação global e descentralizada da CryptoParty, a qual têm como objetivo difundir os conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia.
Jefferson Nascimento esteve presente no evento e palestrou sobre privacidade, liberdade de expressão e governança global, confira o resumo aqui:
A atividade buscou apresentar o estado do debate sobre o direito à privacidade e liberdade de expressão no âmbito de organizações internacionais, principalmente a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos.
Alguns dos temas debatidos foi o caráter de direito da proteção à privacidade, sua presença no rol de direitos humanos e a regulação internacional sobre o tema. Houve, ainda, ênfase às atividades da relatoria especial da ONU sobre o direito à privacidade (estabelecida no início de 2015) e medidas adotadas no âmbito da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
O protagonismo internacional do Brasil no tema – reação à espionagem sofrida por agências dos Estados Unidos – e as contradições com as políticas adotadas no plano nacional também foram exploradas durante a atividade.
*Brazilian. PhD Candidate Intl Law Dept of @usponline. @ObservatorioInt‘s Coord. Foreign Policy Officer at @_conectas.