Primeira reunião aberta online sobre Diploma Digital da UFSC. Assista aqui se você perdeu.
19 de março de 2020Assista acima a 1ª Reunião online que ocorreu dia 19 de março de 2020 às 14h
Após atender diversas Universidades públicas e privadas com dúvidas quanto a implementação do Diploma Digital em suas instituições, decidiu concentrar o atendimento de forma coletiva por meio de uma reunião aberta online gratuitamente.
A proposta é ajudar outras instituições a entenderem como funciona a nota técnica em conformidade com as portarias do MEC.
O uso de Certificação Digital na Universidade Federal de Santa Catarina foi instituída e disciplinada pela Portaria Normativa 276/2019/GR, de 18 de setembro de 2019.
Uma das atribuições da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre – CCD é gerir os Certificados Digitais na UFSC, emitidos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
O Grupo de Trabalho para implementação do Diploma Digital na Universidade Federal de Santa Catarina, criado pela Portaria nº 182/PROGRAD/2019, conta com um grupo interdisciplinar da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre – CCDSC.
O grupo é vinculado à Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – SeTIC, do Departamento de Administração Escola – DAE, do Arquivo Central e do Laboratório de Segurança Computacional – LabSEC.
Desde a publicação da Nota Técnica Nº 13/2019/DIFES/SESU/SESU o GT do Diploma Digital tem recebido um grande volume de consultas sobre o tema.
Exemplos de arquivos do Diploma Digital
05/03/2020 18:51 UFSC
Uma demanda que tem surgido com frequência para o nosso grupo na UFSC é quanto a exemplos dos arquivos do diploma digital.
Um problema que sempre encontramos até o momento é que os únicos diplomas que tínhamos emitido eram aqueles que foram emitidos para o teste de exequibilidade de 15/03/2019 e que não podem ser compartilhados em virtude de conter os dados de nossos egressos e titulados.
Pra resolver em partes este problema publicamos aqui três arquivos de exemplo tomando como base o diploma do João Carlos que foi produzido para as campanhas publicitárias do MEC.
O primeiro arquivo é o XML do diplomado antes de ele ser assinado. link1
O segundo arquivo é o RVDD do diploma (aqui os nomes das assinaturas não batem porque usamos o mesmo RVDD produzido para as campanhas publicitárias) link2
O terceiro é o XML do diplomado assinado 3 vezes pelo Prof. Jean Martina. link3
As 3 assinaturas foram feitas para marcar os pontos onde os diplomas devem ser assinados. A primeira assinatura em dadosDiploma marca o lugar que deve ser assinado por todos os representantes da emissora que normalmente assinam o diploma, incluindo a assinatura institucional com certificado e-CNPJ da IES emissora.
A segunda assinatura marca o ponto de assinatura em dadosRegistro das pessoas responsáveis pelo registro assinam. Por fim, a terceira assinatura marca o ponto onde a IES registradora assina com seu e-CNPJ com uma assinatura de arquivamento fechando o arquivo.
Verificador de Diplomas da UFSCEnvie suas dúvidas sobre Diploma Digital
As dúvidas enviadas por este formulário serão analisadas e respondidas pelo Grupo de Trabalho do Diploma Digital na UFSC.
Digital Degree Certificates for Higher Education in Brazil (paper)
Veja outros artigos publicados pelo Crypto ID sobre Diploma Digital
- Equipe do Professor Jean Martina implanta Diploma Eletrônico na UFSC
- Contra fraude e burocracia, Belas Artes e USP adotam diploma digital
- Diploma na parede é passado: entenda as vantagens do e-diploma
- USP vai adotar diploma virtual para evitar fraudes
- Como funciona a tecnologia por trás do diploma digital lançado pelo MEC
- Veja como irá funcionar o Diploma Digital lançado pelo MEC
- Diploma digital vai reduzir prazo de emissão e baratear custo
- E-diploma: saiba o que é e quais suas vantagens
- Conheça o diploma digital para instituições de ensino
- Combate a falsificação de diplomas pela UFPB combina as tecnologias de blockchain, certificação digital e preservação digital
- e-Diploma: Quais os benefícios?
- O diploma digital será obrigatório em todo o território nacional e as Instituições de Ensino Superior terão dois anos para implementar o processo
- Diploma Digital assinado com Certificado ICP-Brasi é lançado hoje -10/12 pelo MEC
- Apresentações em vídeo e ppt do Certforum 2019 realizado em Brasília em setembro
- Fazendo uma Identidade Digital na Itália. Por professor Jean Martina