Últimas notícias

Fique informado

Primeira Ata Notarial Digital feita em São Paulo

7 de maio de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Novo presidente do CNB fala sobre a tecnologia no Futuro do Notariado Brasileiro

O Gaúcho Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira foi eleito presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil para o próximo biênio.

20 de dezembro de 2016

Foi assinada no dia 30 de abril, a primeira ata notarial totalmente digital do Estado de São Paulo

Não poderíamos deixar de registrar aqui no Crypto ID o ato lavrado pelo 26º Tabelião de Notas de São Paulo atende a um pedido da advogada Gisele Truzzi, que queria fazer prova de uma troca de mensagens eletrônicas relacionadas à uma contratação.

Os atos notariais a distância, com o uso de videoconferência, foram regulamentados pelo Conselho Nacional de Justiça, no Provimento 95/2020 e pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Prov. 12, de 29.04.2020.

Os regulamentos permitem que os atos notariais a distância, para esta época de pandemia, em que estamos com isolamento social e todas as medidas devem ser tomadas para evitar a propagação do vírus.

Paulo Roberto Gaiger Ferreira

“Se pode haver um lado bom nesta situação, talvez seja justamente o avanço na aceitação dos meios eletrônicos de convívio, de relação, de contratação, de prova dos fatos, como é o caso desta ata notarial”, diz o tabelião Paulo Roberto Gaiger Ferreira.

A advogada, Gisele Truzzi, especialista em Direito Digital, do escritório Truzzi Advogados, entende que essa situação de pandemia intensificou o uso dos meios digitais para continuidade dos negócios, bem como a aceitação plena das provas e documentos eletrônicos nas relações jurídicas e sociais.

“Se havia ainda alguma resistência ao trabalho remoto, ao e-commerce, à validade das provas eletrônicas e à comunicação online, o momento de quebrar esse paradigma é agora. Ou nos adequamos à essa nova realidade e passamos a lidar com isso de forma equilibrada, ou ficaremos estagnados”, disse a advogada.

O tabelião e a advogada concordam que este deve ser um caminho sem volta. É natural que a multiplicação dos meios eletrônicos de convívio e comunicação, com aplicativos em celulares e computadores sendo utilizados como ferramentas de extensão da vida de todos, substituam os documentos em papel, as assinaturas manuscritas e os livros encadernados.

1ª Ata Notarial totalmente digital feita no Brasil em dezembro de 2016

Cartório de Itapeva SP produz procuração 100% digital

Ata Notarial – Prova de conteúdo no mundo eletrônico

Ata Notarial  Doutrina, Prática e Meio De Prova

Ata Notarial contra o Cyberbullying

1° Documento assinado digitalmente, com Certificado de Atributo para Tabelião

Entrevista com Paulo Tupinambá Vampré sobre Videoconferência nos Cartórios de Notas

Tudo sobre identificação digital você encontra aqui!

  Explore outros artigos! ] i

TAGS

Cartórios