Últimas notícias

Fique informado
Presidência da República elabora e divulga documento sobre Segurança Cibernética

Presidência da República elabora e divulga documento sobre Segurança Cibernética

27 de junho de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética – CGSI

CGSI  – Comitê Gestor de Segurança da Informação Documento do Comitê Gestor

16 de julho de 2015

O Gabinete de Segurança Pública Institucional da Presidência da República – GSI/PR elaborou o documento “Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal – 2015/2018, versão 1.0”.

segurança cibernética - cryptoidO documento, homologado no Diário Oficial da União – DOU, através da Portaria CDN Nº 14, de 11 de maio de 2015, tem por finalidade apresentar as diretrizes estratégicas ao planejamento de Segurança da Informação e Comunicação e de Segurança Cibernética, além de fomentar a articulação, a coordenação e o aprimoramento de esforços dos diversos atores envolvidos na Administração Pública Federal.

FINALIDADE E APLICAÇÃO

A SIC e a SegCiber, base da Defesa Cibernética, visam assegurar o uso do espaço cibernético, impedindo ou dificultando, em seu âmbito, ações contra os interesses do País e da sociedade.defesa

Assim, a presente “Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal – 2015/2018, versão 1.0”, desdobramento da Instrução Normativa GSI/PR nº 01/2008, coordenada e integrada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI/PR, tem a finalidade de apresentar as diretrizes estratégicas para o planejamento de segurança da informação e comunicações e de segurança cibernética no âmbito da APF, objetivando a articulação e a coordenação de esforços dos diversos atores envolvidos, de forma a atingir o aprimoramento da área no Governo e a mitigação dos riscos aos quais encontram-se expostas as organizações e a sociedade.

As diretrizes dessa Estratégia aplicam-se a todos os órgãos e entidades que integram a APF.

REFERENCIAL ESTRATÉGICO

MISSÃO DA ESTRATÉGIA
Fortalecer a política e o planejamento de segurança da informação e comunicações e de segurança cibernética na Administração Pública Federal, visando assegurar e defender os interesses do Estado e da sociedade para a preservação da soberania nacional.

VISÃO DE FUTURO DA ESTRATÉGIA
Ser reconhecida como instrumento de planejamento governamental para a excelência em segurança da informação e comunicações e em segurança cibernética na Administração Pública Federal.

VALORES DA ESTRATÉGIA

Ética: Ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, respeito, coerência e probidade na administração pública.

Colaboração: Atuar com dedicação, empenho e envolvimento em permanente colaboração e comunicação com os órgãos e entidades da APF, mantendo diálogos contínuos com os demais atores atuantes nas áreas de SIC e de SegCiber no país e exterior.

Efetividade: Atendimento às demandas da sociedade nas áreas de SIC e de SegCiber, por intermédio da APF, com foco em resultados.

Disseminação da cultura de SIC e de SegCiber: Promover o comprometimento da sociedade com os valores, visões, boas práticas, símbolos, hábitos, comportamentos e políticas, relativas à segurança da informação e comunicações e à segurança cibernética.

Inovação: Propor e implementar soluções criativas, novas ou adaptadas, no âmbito da SIC e da SegCiber, sempre na vanguarda da ciência e tecnologia.

Liderança: Atuar com liberdade e autonomia de forma técnica, proativa, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva e estar comprometido com a missão institucional, com a capacidade de influenciar e mobilizar os diversos órgãos e entidades da APF para a consecução dos objetivos de SIC e de SegCiber, em prol da sociedade.

Apoio às Políticas Públicas: Priorizar as ações, programas e atividades desenvolvidas pelo Estado, no âmbito da SIC e da SegCiber, que correspondam a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam pelo reconhecimento das demandas da sociedade.

A Estratégia está disponível no site do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC do GSI/PR, acesse:

Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal

Fonte: http://www.mc.gov.br

CATEGORIAS

Destaques Notícias