Últimas notícias

Fique informado

Prefeitura integra novas unidades ao Descomplica SP e lança o Descomplica Digital

28 de junho de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A arte de transformar dados em informações, entrevista com Daniel Annenberg

A arte de transformar dados em informações para melhorar a vida das pessoas, isso é inovação! Entrevista com Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo.

26 de junho de 2018

Prefeitura vai instalar unidades do Descomplica SP nas zonas Norte, Sul e Oeste

A Prefeitura de São Paulo levará o Descomplica SP para prefeituras Regionais de Santana/ Tucuruvi, Campo Limpo e Butantã. O programa inspirado no Poupatempo, para mais três regiões da cidade. A primeira unidade, que foi implantada em março em São Miguel Paulista, na Zona Leste, oferta mais de 350 serviços públicos, faz cerca de mil atendimentos diários e registra 96% de índice de satisfação de seus usuários.

Descomplica SP tem como proposta levar os serviços da Prefeitura a quem mais precisa, evitando que a população tenha que se deslocar até o centro expandido. Além disso, aposta na integração entre secretarias e órgãos públicos, que passam a enxergar as necessidades do cidadão de forma única, e não mais segmentada, gerando sinergia nas soluções da cidade.

“Na prática, significa mais conforto, menos desperdício de tempo e de dinheiro para o cidadão. Além de mais agilidade, pois estamos revendo processos, simplificando e reduzindo a burocracia de alguns procedimentos”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, à frente do programa.

Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, à frente do programa

Outra novidade é o Descomplica SP Digital, espaço onde a população pode conhecer, aprender e acessar os serviços eletrônicos, de forma independente ou tutoriada, respeitando os conceitos de cidadania digital.

A expectativa é na ampliação progressiva da oferta de serviços no Descomplica SP, com o estabelecimento de parcerias nas esferas estadual e federal. No Descomplica SP de São Miguel Paulista, por exemplo, a população conta com o atendimento do Detran.SP e dos Correios dentro do espaço da Prefeitura.

Serviços mais demandados

Na primeira unidade de atendimento do Descomplica SP, implantada em São Miguel Paulista, constam na lista dos serviços mais descontados:

1º – Intermediação de mão de obra/encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho via CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador
2º – Cadastro único para famílias em situação de vulnerabilidade
3º – Solicitação de Bilhete Único para Pessoa com Deficiência
4º – Banco postal
5º – Solicitação de Bilhete Único para Idoso
6º – Entrada do Seguro Desemprego
7º – Renovação de Carteira Nacional de Habilitação
8º – Emissão da Carteira de Trabalho
9º – Cartão Idoso
10º – Certificado de Dispensa de Incorporação Militar

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP 156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação/realização do serviço desejado.

A unidade de São Miguel Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista, Zona Leste

Sobre o Descomplica SP São Miguel Paulista

Lançado em março, o Descomplica SP implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista registra 96% de índice de satisfação (ótimo/bom) de seus usuários e mais de 68 mil atendimentos (entre 12 de março e 25 de junho de 2018). Instalado em uma área de 1.200 m², oferece mais de 350 serviços municipais como emissão de Carteira de Trabalho, Bilhete Único, Cartão do Idoso, ativação de Seguro-Desemprego e Alistamento Militar, entre procedimentos de outras esferas de governo, como os Correios e o Detran SP.

A arte de transformar dados em informações, entrevista com Daniel Annenberg