Últimas notícias

Fique informado
Prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal termina dia 31 de julho

Prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal termina dia 31 de julho

31 de julho de 2019

O prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) termina em 31 de julho e todas as empresas tributadas no regime real, lucro presumido, isentas ou imunes devem cumprir com essa obrigação fiscal, sob pena de multas.

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play.

O objetivo da ECF é interligar os dados contábeis e fiscais que se referem à apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social do ano anterior.

Maurício Balassiano | Diretor de Certificação Digital da Serasa Experian

Esse processo adianta as informações ao Fisco e torna mais eficiente a fiscalização por meio do cruzamento de dados digitais.

A ECF foi estabelecida em 2013, por meio de medida provisória, e convertida na Lei 12.973 no ano seguinte.

Ela é o livro contábil-fiscal-societário do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo interligar os dados contábeis e fiscais para comprovação da base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Seu preenchimento e entrega são obrigatórios para todas as empresas, exceto para as optantes do Simples Nacional.

De acordo com Mauricio Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, é muito importante que as empresas estejam atentas a essas datas e com certificado digital em vigor para evitar multas.

A empresa que não entregar a ECF nos prazos fixados ou a apresentar em atraso fica sujeita a multa equivalente a 0,25%, por mês-calendário ou fração, do lucro líquido antes do IRPJ e da CSLL, no período a que se refere a apuração, limitada a 10%.

Pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições do Simples Nacional não estão sujeitas a essa obrigação, assim como órgãos públicos, autarquias e fundações públicas e pessoas jurídicas que não tenham efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira durante todo o ano-calendário.

Serasa Certificado Digital

A Serasa Experian é a única autoridade certificadora do País que possui o selo RA 1000 do site Reclame Aqui, concedido a empresas que têm excelente relacionamento com seus clientes.

A certificação digital ICP-Brasil é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico.

Tem validade jurídica e confere a documentos e transações digitais a autenticidade, integridade, sigilo e atributos de não repúdio.

A Serasa Experian promove a identidade digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios.

As identidades digitais podem ser regulamentadas como o e-CPF, e-CNPJ e NF-e, ou não regulamentadas, definidas de acordo com cada processo a ser utilizada.

Mais informações, acesse o site da Serasa Certificado Digital.

  Veja nossa coluna da Serasa Experian

Entrada de Ações de Pequenas Causas pode ser feita pela internet com certificado digital – Ouça

Serasa Experian marca presença na E-commerce Brasil 2019 – Ouça