Últimas notícias

Fique informado

Por que os pagamentos com criptomoedas se apresentam como tendência para o e-commerce? 

2 de agosto de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

As criptomoedas superaram a desconfiança inicial para se tornarem ferramentas importantes nos negócios. No e-commerce não é diferente

Por Rubens Neistein

e-commerce
Rubens Neistein, Manager da CoinPayments

Elas até foram consideradas polêmicas há pouco tempo, mas hoje são apontadas como tendências em diferentes setores da economia.

A possibilidade de agilizarem o pagamento, reduzirem os custos envolvidos com transações financeiras e ainda por cima aumentarem a segurança com o blockchain são itens essenciais para qualquer empresa que atua digitalmente.  

Então, confira cinco fatos que mostram por que o universo cripto é importante para o comércio eletrônico:  

1 – Os criptoativos estão cada vez mais populares  

Mesmo aqueles com pouco conhecimento de soluções digitais de pagamentos certamente já ouviram falar das criptomoedas.

O universo cripto cresceu em importância nos últimos anos e passou a ganhar destaque nos noticiários e na web.

Uma pesquisa da Visa, por exemplo, mostra que 97% dos brasileiros conhecem, ainda que parcialmente, o tema – e um terço deles já lida com criptoativos no dia a dia. 

 Dessa forma, o receio dá lugar à curiosidade e aumenta a demanda de utilizar esses recursos em suas compras virtuais.  

2 – Projetos já existentes impulsionam bom desempenho 

Ainda que sua popularidade seja recente, já há alguns projetos bem-sucedidos que utilizam criptomoedas e demais ativos digitais tanto no varejo físico quanto no e-commerce.

Esses cases servem como bons exemplos ao mostrarem, na prática, como a tecnologia blockchain pode proporcionar diversos benefícios para as lojas virtuais, como agilidade no pagamento e redução de intermediários no ecossistema financeiro.

Quando bem implementado, traz vantagens para outros setores, como equipe de marketing e de vendas. 

3 – Alternativa para driblar a instabilidade econômica  

A grande maioria dos criptoativos possui uma característica fundamental: a descentralização. Ou seja, essas moedas não estão vinculadas a nenhum órgão ou sistema financeiro, portanto são imunes a fatores que podem impactar o cenário econômico, como é o caso da inflação no Brasil.

Ao aceitar as principais criptomoedas ou até criar projetos com o desenvolvimento de tokens, os players do comércio eletrônico oferecem opções para o usuário consumir os produtos e serviços sem gastar o dinheiro convencional.  

4 – Jogar para ganhar (e engajar) a marca 

Utilizar elementos de jogos e videogames não chega a ser uma tática nova, mas foi com criptoativos como os tokens que pôde evoluir e passar de fase, por assim dizer.

O modelo play to earn premia consumidores que participam e se envolvem em diversas iniciativas criadas pela empresa.

A diferença é que, agora, eles ganham “moedas próprias” que podem ser trocadas por produtos e/ou serviços, conceder descontos em compras de grande valor ou até servir como ativo de investimento com uma possível valorização dentro de seu próprio ecossistema.

Isso estimula novos negócios e melhora o engajamento com o público.   

5 – Regulamentação em debate para o setor  

Os criptoativos se desenvolvem alheios ao mercado financeiro, mas isso não significa que podem ficar isentos de monitoramento e investigação.

Pelo contrário, há um movimento cada vez maior para criar bases legais que regulamentam esse setor – o que aumenta ainda mais a confiança de empresas e consumidores.

Diferentes países estudam a melhor forma de fazer isso – no Brasil, por exemplo, o Senado já aprovou um projeto de lei nesse sentido e aguarda análise da Câmara Federal. Essa medida delimita ações e responsabilidades, reduzindo risco de fraudes e prejuízos para todos os envolvidos.

Desenvolvedor blockchain: O futuro do dinheiro passa pela carreira de TI

Especialistas ensinam artistas a trabalhar com NFTs

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

O varejo e suas faces a serem construídas e descontruídas

Negativas em compras online sem justificativa, os falsos positivos de fraudes, incomodam consumidores

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.