Planejamento estratégico: qual o impacto da IA na tomada de decisão?
17 de maio de 2024A IA oferece insights sobre previsão de demanda, ROI, potencial de mercado, marketshare e patrimônio da marca, comportamento de consumo
Por Fernando Cavalcanti
O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer organização, fornecendo visão clara e abrangente das metas em longo prazo e orientando ações estratégicas. Com o avanço da inteligência artificial, há uma transformação significativa nesse processo.
A IA oferece insights sobre previsão de demanda, ROI, potencial de mercado, marketshare e patrimônio da marca, comportamento de consumo, repasse de preços e custos e ações de promoção. O que permite a previsão de tendências futuras e a identificação de oportunidades ocultas.
O uso da Ia se intensifica e se expande ao redor do mundo em formas e usos de aplicação. De acordo com estudo recente da SAS e IDC, com 63% das empresas brasileiras utilizam soluções baseadas nessa tecnologia.
Além disso, 90% das companhias nacionais investem em dados e ferramentas de analytics com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo, índice que é superior à média da América Latina com 60%.
Nesse sentido, é possível perceber que a tecnologia tem sido essencial no dia a dia das empresas brasileiras, uma vez que ela capacita as companhias a adotarem uma abordagem mais ágil e adaptável à medida que enfrentam um ambiente de negócios em constante mudança. Essa integração no planejamento estratégico está redefinindo as decisões empresariais, tornando-as mais informadas, rápidas e eficazes.
Aspectos fundamentais
A atividade econômica, as taxas de juros, a inflação e o mercado de trabalho são elementos cruciais que moldam o cenário econômico. Eles têm impacto direto no poder de compra, na demanda por produtos e serviços e influenciam as decisões de investimento das organizações. Portanto, é fundamental não apenas analisar o cenário interno das empresas, mas também considerar o contexto externo macroeconômico.
Nesse sentido, a inteligência artificial emerge como uma aliada poderosa, pois permite analisar um grande volume de dados e traçar correlações entre os indicadores internos e externos praticamente em tempo real. Isso possibilita uma tomada de decisão embasada em todo o contexto econômico, indo além das métricas internas da indústria.
A IA desempenha papel fundamental ao oferecer uma visão abrangente das oportunidades futuras e informações acionáveis para embasar decisões. Ao simular a inteligência humana em sistemas de computador, a tecnologia é capaz de analisar grandes volumes de informações em tempo recorde, identificar padrões e oferecer insights valiosos para a formulação de estratégias eficazes.
Análise de dados e previsão de tendências
Na análise de dados, a IA se destaca ao utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões ocultos, favorecendo ações precisas de forma rápida e eficiente. Ainda possui a capacidade de prever tendências futuras com base em históricos, como por exemplo, padrões de compra dos clientes, flutuações de mercado ou mesmo o desempenho de um novo produto. O que permite às empresas antecipar cenários e agir proativamente para garantir o sucesso.
Parceria entre IA e tomadores de decisão
Ao combinar Inteligência Humana com a Inteligência Artificial, liberamos o potencial de ambos para impulsionar os negócios e melhorar a tomada de decisões empresariais. Os benefícios dessa junção são: mais volume de dados analisados, mais velocidade de resposta para os negócios, mais reação em tempo real, mais segurança da informação, mais acurácia, mais confiabilidade, tomada de decisão precisa, simulação de cenários otimistas e pessimistas e potencializar a tomada de decisão.
Em suma, a IA está revolucionando a forma como as empresas planejam suas estratégias e tomam decisões, permitindo antecipar tendências, identificar oportunidades e agir com eficiência em um ambiente competitivo.
Sobre a 4intelligence:
A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a respostas acuradas para que sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, entre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.
IOB inova com Inteligência Artificial para mercado contábil
Como utilizar corretamente a IA na segurança digital
Impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento de produtos e serviços
Realidade da IA é mais crítica e limitada do que se esperava, dizem especialistas