Últimas notícias

Fique informado

PIX Cobrança: Como fazer Protesto Digital nessa nova funcionalidade?

2 de junho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Banco Central liberou uma nova funcionalidade do Pix, que permite que a empresa ou qualquer prestador de serviço emita um simples QR Code para receber pagamentos de forma imediata ou com vencimento em data futura.

Trata-se do Pix Cobrança, modalidade destinada a pessoas jurídicas e que funcionará de forma semelhante a um boleto bancário.

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma alternativa eficiente ao boleto bancário, de forma geral este novo serviço do Pix terá as mesmas funcionalidades do boleto bancário já que ele também permitirá cobranças com vencimento futuro e que o sacador acrescente no valor da venda os juros e multa em caso de não pagamento futuro. Dessa forma, o comprador poderá pagar a compra além do vencimento, mas com o valor corrigido.

De acordo com o Bacen, as empresas e varejistas que utilizarem do Pix Cobrança terão uma regra de transição até junho para conclusão das adaptações necessárias e conclusão das etapas de validação de QR Code.

Qual a diferença do Pix Cobrança para o boleto bancário?

O Pix Cobrança possui as mesmas características do Boleto e segue o mesmo regulamento dos Títulos de Cobrança e diretrizes de segurança impostas pelo Banco Central, além de todas as transações e os dados dos clientes serem protegidos por criptografia e autenticação para evitar fraudes e prejuízos financeiros.

O sistema do Pix Cobrança através do PSP se encarregará de realizar a transferência do dinheiro da conta de quem paga para a conta de quem recebe. Como o Pix é instantâneo, os pagamentos cairão na hora na conta da empresa, facilitando o fluxo de caixa.

Com a chegada do Pix Cobrança, a tendência é que o boleto bancário, principal modalidade de pagamento e-commerce ao lado do cartão de crédito, passe a perder gradativamente a sua relevância, dado que o boleto não traz uma boa experiência e possui uma demora de recebimento.

Porque protestar um Título de Cobrança?

O Protesto costuma ser um dos últimos recursos para empresas que não receberam pagamentos em dia – e pode ser feito no Cartório ou, em alguns casos, online.     

Quem tem uma empresa sabe quão importante é receber o pagamento de boletos em dia. Afinal, qualquer atraso pode impactar o controle financeiro do negócio. 

Mas o que fazer caso um cliente não pague a conta no prazo? Quando outros métodos de cobrança – mais amigáveis – não funcionarem, protestar o boleto bancário pode ser uma opção.

O que significa protestar um boleto bancário?

Basicamente, protestar um boleto bancário significa entrar com um processo formal, em um Cartório de Protesto de Títulos, para comprovar a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica – sobre um produto ou serviço prestado e não pago – e recuperar o dinheiro.

Embora o fato de fazer o Protesto de um boleto não garanta o pagamento da dívida, o ato registra um processo formal de cobrança junto aos Cartórios, que além de criar um vínculo jurídico “eterno” entre o Devedor, a Dívida e seu Titular, também faz com que o nome do devedor vá para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa e também figurar nas Certidões de Protestos “eternamente”, sem “caducar”, até que se pague a dívida e se cancele o Protesto.

Como ninguém quer ficar com o nome negativado (por diversos motivos), essa é uma forma muito eficiente, rápida e econômica de pressionar o devedor para que a conta seja paga – e, assim, o dono do negócio não ficará em prejuízo. Com a dívida paga, o Cartório pede aos órgãos de proteção ao crédito para retirar o nome do devedor das listas de negativados.

Posso protestar um título de Pix Cobrança?

O Protesto Digital é um mecanismo de formalização da inadimplência e um ato público de recuperação de crédito, e, portanto, passível de ser realizado junto ao Cartório de Protestos – embora o instrumento seja escritural – desde que tenha havido uma transação comercial.

Dado a dinâmica eletrônica do meio de pagamento promovida pelo Pix, certamente somente faz sentido o Protesto ser realizado através de uma jornada digital, assegurando uma experiência compatível com o processo e instantaneidade do serviço.

Como realizar um Protesto Digital?

A CertDox possui uma plataforma digital integrada com os Tabelionatos de Protestos de Títulos, viabilizando a realização ágil e eficiente dos Protestos de forma eletrônica e executados de forma transparente aos credores, simplificando a realização do Protesto e, portanto, facilitando a recuperação da dívida.

Dado o ser digital e monitorado pela plataforma é possível entender e acompanhar processo os status de evolução do Protesto assim como da regularização do título por parte do devedor.

Fonte: Certdox

Sobre a Certdox

A Fintech Certdox é provedora de serviços de integração e processamento de informações, documentos e processos de negócios, com conformidade tecnológica, legal e regulatória. Fundada em 2019 por Christian Ribas, empreendedor de iniciativas de Certificação e Cartório Digital, teve somada ao quadro o executivo Carlos Augusto de Oliveira, com passagens de sucesso como CIO e COO por Bankboston, Itaú, Banco Original.

e-Notariado: 1 ano de atos notariais online e suas marcas históricas

D4Sign lança autenticação de assinatura por PIX

Bilhete Digital QR Code TOP passa a contar com venda pelo WhatsApp e pagamento via PIX

Bilhete Digital QR Code TOP passa a contar com venda pelo WhatsApp e pagamento via PIX

Cartórios já podem enviar editais de intimações para Jornal Eletrônico de Protesto