PEP 2.0 – Prontuário Eletrônico compartilhado em uma rede de hospitais| CASE MV
28 de setembro de 2015Rede São Camilo adota o Sistema MV para integrar informações de três hospitais no PEP 2.0
A Rede São Camilo é formada pelos hospitais Pompéia, Santana e Ipiranga e optou pelas soluções MV para integrar as informações de cada unidade, garantindo um gerenciamento mais efetivo, o controle de todos os procedimentos realizados e, por consequência, uma identidade única de gestão.
Cada hospital trabalhando com seu sistema de gestão hospitalar e de forma independente. Essa era a realidade da Rede São Camilo num passado recente. Isso mudou, quando o Grupo formado pelos hospitais Pompéia, Santana e Ipiranga, decidiu realinhar o planejamento estratégico da instituição, na busca de uma gestão mais eficiente para ser reconhecido como uma rede de hospitais de alta qualidade no atendimento médico e hospitalar.
A integração das informações dos três hospitais da Rede, que começou no início de 2008, fazia parte da proposta de reposicionamento estratégico. A adoção do sistema nas unidades Ipiranga e Santana foi um dos passos. O Hospital Pompéia já usava o sistema MV desde 2000, sendo, inclusive, um dos clientes mais antigos da empresa em São Paulo.
Com essa mudança, a solução MV foi instalada em um datacenter localizado no São Camilo Pompéia. Nele, estão hospedados todos os dados dos três hospitais, que são acessados via internet. Os gestores podem acompanhar, ao mesmo tempo, as três unidades juntas, independente do local onde estão.
A iniciativa de integrar e padronizar os sistemas para se preparar para o PEP 2.0 do Grupo São Camilo viabilizou um gerenciamento mais efetivo e um controle de todos os procedimentos realizados nas unidades, garantindo uma identidade única de gestão e, por consequência, a obtenção de resultados marcantes na integração das informações e na segurança dos dados. Também possibilitou ainda mais agilidade e praticidade na prestação dos serviços aos clientes e médicos da instituição.
Outro importante passo para o realinhamento do planejamento estratégico foi a implantação da ferramenta de Balanced Scorecard (BSC) da MV, permitindo o monitoramento das organizações, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos. Antes da implantação do BSC, a rede estruturava o planejamento, mas não era possível fazer o acompanhamento das ações.
Os hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga fazem parte da Sociedade Beneficente São Camilo, responsável pela administração de um grupo de empresas voltadas à área da saúde, inclusive o Centro Universitário São Camilo, referência nacional na formação de profissionais de saúde. Localizados na maior metrópole do País, os três hospitais atendem todas as especialidades médicas.
O Grupo possui 500 leitos, aproximadamente seis mil médicos credenciados e mais de três mil funcionários. No ano de 2008, teve um volume de mais de 2.500 internações, 1.500 cirurgias e 13 mil atendimentos ambulatoriais, além de aproximadamente 170 mil exames realizados.
Fonte: MV