Parceria vai fortalecer agências dos Correios como centros de serviços ao cidadão
30 de outubro de 2015Os Correios se uniram à Telebras e ao Serpro com o objetivo de desenvolver um projeto unificado de governo para disponibilizar serviços públicos federais aos cidadãos, de maneira ágil e desburocratizada, nas agências postais de todo o País. Um termo de compromisso foi assinado entre as três estatais federais nessa quarta-feira, 28 de outubro, em São Paulo, durante a Futurecom, considerada o maior evento do setor de comunicação da América Latina.
Além dos serviços ao cidadão já disponíveis nas agências dos Correios, a população também passará a contar com emissão de documentos, quitação de dívidas com a União, emissão de declarações e de certidões públicas e cadastramento em programas sociais do Governo Federal, por exemplo.
Para o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, por estarem presentes em todo o território nacional, a empresa reúne todas as condições para serem a instituição que promove a inclusão digital e social dos brasileiros. “O nosso objetivo com essa parceria é criarmos um canal de acesso à população para a prestação de serviços públicos a todos os cidadãos, um serviço com qualidade e agilidade”, destacou o dirigente.
O projeto, que vai ao encontro das políticas sociais desenvolvidas pela presidenta Dilma Rousseff – inclusão social e digital de todos os brasileiros, reúne a expertise da Telebras no provimento de redes seguras, a experiência do Serpro no desenvolvimento de sistemas informatizados para o governo e a forte presença dos Correios em todo o território nacional.
Ainda neste ano, está prevista a realização de um piloto do projeto em duas agências dos Correios em Brasília: a Agência Central, no Setor Bancário Norte, e a Agência Conceito, no Setor Hoteleiro Sul.
Serviços
Hoje, os Correios já atuam como importante centro de conveniência multisserviço para a população. Nas mais de 6.500 agências da empresa, é possível fazer inscrição no CPF, abrir pedidos do seguro DPVAT, emitir certificação digital e realizar serviços bancários (pagamento de contas, transferências e saques). Há, ainda, o “achados e perdidos”, que guarda por 60 dias variados tipos de documentos perdidos.
Parcerias Anteriores
O Correios e o SERPRO se uniram e têm como objetivo se tornarem, num curto prazo, os maiores fornecedores de certificados digitais do país. Segundo dados oficiais do Serpro, desde 2005, a parceria entre as estatais permite que os certificados digitais do Serpro sejam comercializados pelas agências dos Correios em todo o país.