Últimas notícias

Fique informado

Pai da Internet alerta para mundo governado por algoritmos

11 de maio de 2017

O inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, voltou a alertar para o avanço dos algoritmos sobre atividades que exigem tomadas de decisão. Ao falar para um auditório lotado durante o Dell EMC World 2017, realizado em Las Vegas (EUA ) nesta semana, Sir Berners-Lee lembrou que não há método matemático para o justo.

“Com as máquinas ficando mais inteligentes elas avançam para outras áreas. Editores de jornais, advogados, médios. A inteligência artificial está indo para trabalhos que tomam decisões. Há algoritmos para decidir quem poderá sair da prisão pela probabilidade de reincidência. Mas são justos? Acontece que não há uma definição simples para justo. Um algoritmo que pareça justo por determinado método não o será por outro método. É complicado”, afirmou.

Ele vem abordando o tema ao destacar que a inteligência artificial não trata mais do uso de robôs para a realização de atividades manuais e que os humanos não devem deixar para se dar conta tarde demais de que não estão mais no controle. “Quando a IA começa a decidir quem ganha a hipoteca, é um perigo sem fim”, disse. Assistam trechos da apresentação de Tim Berners-Lee.

Fonte: CDTV

Tim Berners-Lee
 Timothy John Berners-Lee KBE, OM, FRS (TimBL ou TBL) (Londres, 8 de junho de 1955) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação a 25 de março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.

Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. Também é o fundador da Fundação World Wide Web e é um pesquisador sênior e titular e fundador da cadeira de 3Com no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (CSAIL). É um diretor da The Web Science Research Initiative (WSRI) e um membro do conselho consultivo do Centro de Inteligência Coletiva do MIT. Em abril de 2009, foi eleito como membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sediada em Washington, D.C.

Em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu um milhão de euros.

Em 2017 foi agraciado pela Association for Computing Machinery (ACM) com o Prêmio Turing de 2016, considerado o “Nobel da Computação”.