Últimas notícias

Fique informado

Oportunidades x oportunismo na Web 3.0: todo cuidado é pouco

13 de abril de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Da Web 1.0 caminhamos até a Web 2.0, com acesso democrático e criação das mais variadas formas de interação, rumo à fase 3.0

Por Cássio Krupinsk, CEO da BlockBR

Que o advento da internet revolucionou o mundo e a maneira como vivemos isso não se pode negar. Da Web 1.0, fase marcada pela navegação unidirecional e o altíssimo custo, caminhamos até a Web 2.0, com acesso democrático e criação das mais variadas formas de interação, rumo à fase 3.0, que promete transformar cada vez mais a experiência digital para o mundo físico – leia-se metaverso.

Trajetórias e transformações essas que mudaram (e ainda vão mudar!) drasticamente o mercado da tecnologia. Haja vista a tal bolha dos anos 2000. Conceito que marcou a supervalorização desse meio de comunicação, e que gerou uma falsa ideia da possibilidade de lucros ilimitados.

Diante disso, à época, muitas empresas queriam “surfar a onda do ponto-com”, mas no meio do caminho, quando o mundo começou a perceber que a queridinha do momento não era uma fonte de ganhos sem limites, a bolha estourou. Resultado? O preço das ações despencou e a falência de muitas corporações foi iminente.

Trazendo para o contexto atual, a reflexão que proponho é: existe uma linha tênue entre as oportunidades e o oportunismo que a Web 3.0 pode desencadear em termos de investimentos. Falo aqui de ativos digitais sólidos e ativos digitais não sólidos.

Hoje, por exemplo, muito se fala sobre as NFTs, sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, na tradução para o português) no mercado de ativos financeiros. Acontece que um produto para se tornar um investimento precisa de garantias, de lastros, que devem ser claros e aparentes. As NFTs, no entanto, não representam um ativo de investimento.

Portanto, antes de apostar em um produto digital, é fundamental ponderar algumas questões:

Estude sobre o mercado

Tenha conhecimento, por exemplo, se o que despertou o interesse de investimento é algo real, sólido. É necessário conhecer minimamente os riscos e as características de cada ativo antes de investir.

Escolha parcerias seguras e confiáveis

Ao se tratar de investimentos digitais, o terreno para falsas ofertas é vasto. Por isso é importante escolher uma solução, uma empresa reconhecida no ramo, com credibilidade. Para não investir em “furada”, além de estudar o mercado, é preciso estudar bem a proposta, bem como as pessoas por trás dela.

Fique ciente dos riscos

Aqueles que desejam buscar uma rentabilidade maior inevitavelmente precisam aceitar um nível de risco mais elevado. Muitas vezes esses riscos ficam ocultos, ou exigem um esforço maior para percebê-los. Portanto, ficar atento aos detalhes faz toda a diferença.

Cuidado com a promessa de “fórmulas mágicas”

Não invista com pressa. Análises mais profundas podem evitar contratempos mais adiante.

Conhecimento é a chave

O mercado de ativos digitais é dinâmico, tanto no quesito tecnológico quanto na oferta de produtos e serviços. Manter-se atualizado e em constante pesquisa é uma condição inerente à área.

Fato é que todo o cuidado é pouco quando os olhos e os anseios se voltam ao mercado financeiro que a Web 3.0 favorece. Para evitar que uma nova bolha estoure, tanto de forma global quanto individual, é superimportante ponderar muitos detalhes antes de agir pela impulsividade do momento, a fim de minimizar danos, bem como evitar prejuízos irreversíveis.

Sobre a BlockBR 

BlockBR é uma fintech especializada em tokenização e investimentos em ativos digitais. O objetivo é transformar não somente ativos financeiros em ativos digitais (tokens) como também projetos que requerem tokens superestruturados. Com um marketplace de finanças descentralizadas, é possível distribuir e negociar os tokens oferecendo uma plataforma de oferta primária de investimentos para os usuários. O objetivo é criar produtos financeiros para o mercado de forma descentralizada, aumentando a liquidez e democratizando a oferta, a fim de tornar tudo mais eficiente e fácil. Para mais informações, acesse: www.blockbr.com.br  

Uma grande revolução: a inovação da internet, Web3

União Blockchain e Web 3.0 está remodelando o mercado de NFTs

Como ampliar globalmente sua infraestrutura Web3?

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.