Últimas notícias

Fique informado

Omnichannel em linha com a conveniência do consumidor digital

8 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Digitalização no varejo vai muito além de e-commerce e é necessidade para crescer

O papel da digitalização é se adequar aos anseios e necessidades deles para que se tenha realmente soluções efetivas

6 de janeiro de 2023

Phygital no varejo: 5 principais tendências para 2023

Entre elas, existe no varejo a tendência das experiências de compra phygital, que vêm crescendo ano após ano, e da qual 60% dos consumidores reconhecem gostar

2 de janeiro de 2023

Empresas de varejo e e-commerce estão entre as mais visadas por cibercriminosos

Relatórios de empresas de grande calibre em cibersegurança mostra como essas modalidades são visadas mundialmente para a prático dos crimes cibernéticos

14 de dezembro de 2022

Estratégia omnichannel visa unificar todos os canais de vendas de uma loja, tanto físicos quanto digitais

Por Eduardo Fernandes

Eduardo Fernandes, account manager de Varejo para Logicalis Brasil

Nos últimos anos, o varejo experimentou uma transformação significativa, impulsionada pela crescente demanda dos consumidores por experiências de compra mais integradas e convenientes.

Essa evolução culminou na adoção da estratégia omnichannel, que visa unificar todos os canais de vendas de uma loja, tanto físicos quanto digitais. 

Com a promessa de uma experiência de compra integrada e contínua, independentemente do canal escolhido pelo cliente, a omnicanalidade está moldando o futuro do varejo. 

Mas por que o omnichannel está ganhando cada vez mais espaço no frenético e desafiante mundo digital? Porque busca proporcionar uma vivência coesa e harmoniosa em todos os pontos de contato com a marca.

Seja na loja física, no e-commerce, nas redes sociais ou nos aplicativos móveis, os clientes esperam uma experiência consistente e personalizada. Isso não apenas impulsiona a satisfação deles, como também aumenta a fidelidade à marca e o crescimento das vendas.

Um estudo da Forbes, divulgado em 2020, aponta que a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, valoriza particularmente as experiências omnichannel.

Para esses consumidores, a integração perfeita entre canais é a norma, não a exceção. À medida que as gerações mais jovens assumem um papel cada vez mais importante no mercado, a omnicanalidade se torna uma necessidade estratégica para o varejo.

Nessa jornada, não podemos deixar de falar no 5G, que emerge como um fator transformador. Com velocidades de conexão significativamente mais rápidas e latência reduzida, a tecnologia permite uma comunicação em tempo real e uma gestão mais precisa da logística. 

A frota de caminhões de entrega, por exemplo, pode usar dados em tempo real para escolher as rotas mais rápidas e econômicas, minimizando atrasos e custos.

Além disso, os centros de distribuição em pontos estratégicos podem ser gerenciados de forma mais eficaz, respondendo às demandas de maneira ágil.

Desafios 

Superar desafios ao longo da jornada de implementação do modelo omnichannel exige comprometimento e disposição para investir em tecnologia e recursos humanos. Uma abordagem focada no cliente e uma cultura de adaptação contínua são fundamentais para o sucesso. 

Para que seja eficaz, é essencial que toda a empresa, desde o atendimento ao cliente até o pós-venda, trabalhe de maneira integrada.

Além disso, uma logística sólida desempenha papel crucial. A entrega rápida e eficiente ainda é um forte diferencial nessa arena.

A integração de sistemas é um outro ponto nevrálgico da operação. Muitas empresas têm sistemas diferentes para online e offline. Integrá-los permite ter uma visão única do cliente e coordenar a sua experiência em todos os canais.

Outro aspecto que exige atenção é a mudança da cultura organizacional para priorizar o cliente. A estratégia omnichannel torna-se ainda mais desafiadora, pois requer o comprometimento de toda a empresa, desde a alta administração até a equipe da linha de frente.

Para alcançar todo o potencial da omnicanalidade, é crucial a digitalização de toda a estratégia. Isso inclui a implementação de tecnologias avançadas, como análise de dados, inteligência artificial e automação, para melhorar a personalização, a previsão de demanda e a eficiência operacional.

Sem dúvida, a estratégia omnichannel está redefinindo o varejo, tornando a experiência do cliente mais central do que nunca. A integração de canais, juntamente com o suporte do 5G e uma logística eficiente, prometem uma revolução nas operações varejistas. 

As empresas que abraçam essa transformação e investem na omnicanalidade estarão bem posicionadas para atender às expectativas dos consumidores digitais e mais preparadas para responder às novas exigências do mercado em constante evolução.

Low-Code, um aliado para a estratégia omnichannel

Black Friday 2023: plataforma de omnichannel projeta o dobro de atendimentos digitais; comerciantes devem se preparar desde já

Como evitar atividades hackers nos setores do varejo e e-commerce

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.