Últimas notícias

Fique informado

O que o ciberataque da Microsoft nos diz sobre a tendência da IA para 2024?

6 de fevereiro de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A gestão de acesso e o controle de credenciais reduz os riscos de vazamento de dados, falsificações e ciberataques

Por Rhuam Estevam

Rhuam Estevam, Gerente de projetos digitais na DOC9.

A big tech Microsoft admitiu, recentemente, ter sofrido um ciberataque de um grupo ligado à Rússia. Segundo a empresa, os hackers tiveram acesso aos seus sistemas corporativos, o que inclui e-mails, contas de liderança sênior e de funcionários que trabalham com segurança cibernética e jurídica.

O acontecimento envolvendo a gigante da tecnologia trouxe o debate da gestão de acesso e compartilhamento de dados sensíveis à tona.

Por exemplo, quem nunca parou para usar uma rede de wi-fi aberto em cafés, restaurantes ou shoppings para verificar um email corporativo? Cada vez mais na palma da mão, os trabalhos deixam de estar restritos aos escritórios e lugares fixos e passam a dar lugar a coworking ou espaços dinâmicos que acompanham o funcionário no anywhere office.

O que muitos não pensam, é o risco que podem correr dando acesso para hackers acessarem aos dispositivos.

A crescente sofisticação das ameaças cibernéticas que impactam até as gigantes da tecnologia, impulsiona o mercado para soluções de segurança mais avançadas.

Vivenciando o ambiente de uma lawtech, vejo todos os dias a busca por novas abordagens e ferramentas que somadas a Inteligência Artificial detectam ameaças para proteger dados e infraestruturas críticas.

A pesquisa “O Impacto da Tecnologia a Partir de 2024: um Estudo Global IEEE”, realizada com líderes globais de tecnologia do mundo, mostra que as preocupações com a cibersegurança devem aumentar em 2024, incluindo ataques ransomware (37% em 2024 em relação aos 30% em 2023), ataques de phishing (35% em 2024 e 25% em 2023) e ameaças internas (26% em 2024 e 19% em 2023).

Com base nessas informações, observamos que a gestão de acesso e o controle de credenciais reduz os riscos de vazamento de dados, falsificações e ciberataques. A fim de evitar esses percalços, surgiu na Doc9 a ideia de criar o Whom, software focado em gerenciar certificados digitais e credenciais de acesso de maneira segura, evitando fraudes.

Essa é uma dor real tanto de empresas como da área jurídica. Um caso emblemático foi o que ocorreu em setembro de 2023: a assinatura falsificada de uma juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba causou prejuízos públicos que ultrapassaram R$ 10 milhões.

Outro ponto importante é o crescente uso da RPA (Automação Robótica de Processos), uma tecnologia de software que simplifica a automatização de tarefas digitais. Ainda que as RPAs garantam vantagens competitivas do ponto de vista do escritório, o robô passa a ser mais um ponto de vulnerabilidade, pois ele também tem acesso a todas as informações, de maneira irrestrita.

Foi neste contexto que o Whom integração precisou ser desenvolvido: ele tem o objetivo de trazer uma proteção extra em toda cadeia de valor, desde o armazenamento em Cofre digital (Nuvem) do certificado até a delimitação de regras de níveis de acesso a sistemas e informações.

 A corrida por novas proteções, sejam de grandes empresas ou startups, lembra um debate da cientista de computação e professora da Universidade de Stanford, Fei-Fei Li com o filósofo e escritor Yuval Harari. Na conversa, ela lembrava que a liberdade dos filósofos de pensar sobre o mundo e criar saídas não era a mesma que os engenheiros da computação ou informática possuem na urgência de ditar o tempo do mundo e de entregar soluções.

Sobre doc9

A Doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.

A Doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.

Nossa missão é tornar a vida mais leve por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.

Acompanhe a Doc9 no Site, no Blog nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Leia outros artigos da doc9 publicados no Crypto ID aqui!

Entrevista com Klaus Riffel, CEO e fundador da DOC9 sobre automação de processos jurídicos

doc9: transformando relações jurídicas com inovação, tecnologia e uma nova marca

Quer trabalhar em uma startup? Doc9 abre 4 vagas anywhere office com direito a vários benefícios

Lawtech Doc9 entra no setor de saúde e contrata Head de Growth da eHealth

TAGS

MICROSOFT