Só se constroem relações de confiança no meio digital com a identificação precisa e inquestionável e a sociedade cada vez mais valoriza essa confiança para realizar transações
Artigo escrito por Trustcert
O Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento anual divulgado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
São 447 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, mais de 2 dispositivos digitais por habitante.
Com esse volume de dispositivos podemos imaginar a quantidade de comunicação trocada por meio digital.
Construindo relações de confiança
Só se constroem relações de confiança no meio digital com a identificação precisa e inquestionável. A Identificação digital é a única forma de estabelecer a confiança necessária para as pessoas transacionarem no meio digital ou simplesmente conversarem.
A identificação das organizações no meio digital já é feita de forma corporativa com de certificados digitais e protocolos de segurança como TLS – Transport Layer Security, o protocolo que substituiu o SSL – Secure Sockets Layer, desde 1998.
O TLS/SSL tem duas funções básicas: criar um canal de criptografia para preservar o sigilo da comunicação e fazer a identificação de máquinas, aplicações e os servidores web que hospedam os sites.
E, entre as boas práticas da Internet está a utilização da identificação dos sites com o uso de certificados que realmente identificam as organizações. Sejam sites que apenas exibem informações institucionais e de notícias ou os que realizam transações de compra e venda.
Muitas pessoas que iniciam um empreendimento digital se preocupam com fatores como planejamento financeiro, mercado, concorrentes, design e usabilidade do site, logística de envio de mercadoria e outros importantes pontos a serem seguidos. Muitas vezes, no entanto, transmitir confiança fica em segundo plano.
O TLS/SSL é uma ferramenta de infraestrutura obrigatória, mas nem sempre os construtores de site e de consultores de negócios entendem dessa forma. Consequentemente, não se preocupam com o tipo de certificado adequado ao site que estão construindo. Esse componente eles não incluem em sua lista de prioridades, mas o SSL é o maior símbolo de confiança para gerar negócios no meio digital.
Existem diferenças entre os tipos existentes de SSLs e suas funcionalidades e isso deve ser considerado no momento de selecionar o certificado.
A criptografia é importante para que empresas não sofram ataques hackers e tenham seus dados. violado. Lembrando que, os vazamentos de dados de clientes ou dados internos podem causar multas altíssimas por conta da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Essas multas podem até levar empresas a paralisarem suas atividades ou no mínimo causar prejuízos financeiros significativos.
Atualmente, até os pequenos negócios são alvos de ataques hackers. Dessa forma, não se sinta protegido porque você ainda é uma empresa de pequeno porte.
A ID de pessoas
Muito se fala sobre MFA – Múltiplos Fatores de Autenticação. Justamente o MFA é a forma com que se pode identificar pessoas com dois ou mais tipos de validação de identidade para mitigar o risco de fraude.
Para a identificação digital de pessoas existem boas soluções de onboarding no mercado. Por exemplo, os certificados digitais da ICP-Brasil, certificados emitidos em PKI privadas, certificados de atributos e biometria digital e a facial, muito utilizada no momento.
A biometria é muito utilizada como um dos fatores de autenticação. Hoje é muito comum a autenticação de pessoas por meio da biometria facial ou a das digitais das pontas dos dedos.
Login e senha não gera confiança
Aquela velha combinação de nome e senha já está super ultrapassada.
As pessoas podem desconfiar da existência da empresa quando essa empresa não possui a criptografia no site ou tem como uma única forma de autenticação oferecida o login e senha. E, mesmo que a empresa exista, aparenta não cuidar dos dados dos consumidores da forma correta utilizando essa forma tão arcaica de comprovação de identidade.
Resumidamente, para construir reputação e gerar confiança no meio digital, as empresas devem realmente prover aos seus visitantes um ambiente seguro.
Economizar em recursos como criptografia, identificação e sigilo de dados é um risco para a continuidade do negócio. E, nem sempre sua empresa precisa do certificado TLS/SSL de maior nível de segurança, por isso, conte com a Trustcert para te ajudar na escolha certa para o seu negócio e sua infraestrutura.
Sobre TrustCert
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