Últimas notícias

Fique informado

O poder do planejamento estratégico para gerar resultados extraordinários ao e-commerce

16 de agosto de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Quer aprender a elaborar um bom planejamento estratégico? Então, atente-se às dicas que são fundamentais para fazer isso com eficiência

Por Felipe Macedo

Felipe Macedo, co-CEO e Fundador da Corebiz 

O Brasil se tornou um dos maiores players no que se refere ao mercado de e-commerce. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023.

O estudo também aponta que as expectativas para os próximos quatro anos são altas: o faturamento esperado é de R$ 205 bilhões, em 2024, e de R$ 225 bilhões em 2025. Já para 2026 e 2027 a estimativa é de R$ 248 bilhões e R$273 bilhões, respectivamente.

Em 2022, por exemplo, as terrinhas brasileiras alcançaram a quarta posição no ranking entre os dez países com maiores previsões de crescimento nas plataformas on-line, de acordo com o Statista. Com 22,2%, ficou atrás apenas das Filipinas (25,9%), da Índia (25,5%) e da Indonésia (23%).

Por trás de números tão animadores, há um universo de oportunidades, mas também a revelação de que o segmento estará cada vez mais disputado.

Nesse sentido, as empresas que não souberem se posicionar ficarão para trás. Daí a importância do tema central deste artigo: o tão famigerado e indispensável planejamento estratégico.

Trata-se, na verdade, de um verdadeiro mapa do tesouro on-line. Afinal, quando bem elaborado, integra um conjunto de abordagens e métodos voltados para a conquista de objetivos preestabelecidos pelo negócio.

Esse trabalho envolve análise de conjuntura – em que lugar a empresa está – e a formulação de alternativas para a construção do destino almejado, isto é: onde se deseja chegar.

Partindo desse princípio, sua construção não acontece de maneira imediata, já que demanda constante atualização e adaptação porque imprevistos e mudanças de cenários estão sempre suscetíveis a acontecer, principalmente nos quesitos políticos, sociais e econômicos.

Mas fato é que seu teor baliza a tomada de decisão e é capaz de antever situações. Ainda, o planejamento estratégico possibilita aos gestores a identificação dos pontos fortes e fracos. Isso oferece o mapeamento objetivo da situação atual e constrói bases para possíveis alternativas.

Quer aprender a elaborar um bom planejamento estratégico? Então, atente-se às dicas que, para mim, são fundamentais para fazer isso com eficiência.

Afinal, não basta apenas conhecer os benefícios e entender a sua importância, é crucial saber como colocá-los em prática.

Elaboração de diagnóstico

Uma das práticas utilizadas no desenvolvimento de um planejamento estratégico é a conhecida análise SWOT, ou FOFA.

Essa análise consiste em avaliar as forças e fraquezas (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo), elaborando um diagnóstico preciso e atual do seu e-commerce.

Definir a missão

Qual é a razão primordial do seu negócio? O que o seu e-commerce veio trazer para as pessoas e para o mercado? A definição da missão constitui um dos pilares do plano estratégico da sua empresa.

Além disso, a missão de uma marca se relaciona com a sua identidade e com as políticas que devem ser elaboradas e seguidas pelos colaboradores.

Visão e valores

Também relacionados à identidade da sua companhia, a visão e os valores devem ser definidos no planejamento estratégico.

Nesse sentido, enquanto a visão está diretamente atrelada aos objetivos da sua empresa, os valores dizem respeito aos princípios que a nortearão durante esse percurso. Além disso, os valores são responsáveis por guiar a sua cultura e dinâmica da marca.

Indicadores de desempenho

Os indicadores acompanham o desempenho das suas metas. Dessa forma, é possível identificar as fissuras e os pontos positivos, o que servirá de base para a construção de estratégias para potencializar o seu negócio.

Plano de ação

Por fim, aqui é o momento de colocar em prática o que foi definido estrategicamente. As metas e os objetivos firmados precisam ser conquistados, ou pelo menos a maioria deles.

O plano de ação conduzirá decisões importantes, por isso é preciso estabelecer um cronograma com a realização das tarefas e a designação dos responsáveis por executá-las.

Essa etapa exige a documentação de processos, a fim de se obter mais controle e priorizar o que deve ser realizado.

Muito além de mera formalidade, o planejamento estratégico bem-feito é capaz de nortear a empresa, antecipar ameaças, potencializar oportunidades e permitir o desenvolvimento diferenciado frente à concorrência.

Sobre a Corebiz

A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.

Integração de ERP com a Shein e robôs que automatizam faturamento e expedição de pedidos são as novidades da SoftUp no Fórum E-Commerce Brasil

A resiliência do Varejo está no phygital

Tecnologia molda o novo perfil de consumo no Brasil

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.