Últimas notícias

Fique informado

Avast bloqueia 70.000 ataques de golpe de namoro por e-mail

9 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Segundo Relatório da Avast, cidadãos brasileiros tiveram 26% de chance de se deparar com uma ameaça digital em 2021

Relatório Global de Riscos para PCs da Avast revela que as ameaças como trojans e adware colocam em risco a liberdade digital das pessoas

27 de abril de 2022

O golpe existe e surge de uma ou outra forma há pelo menos 15 anos, mas evoluiu ao longo do tempo para evitar a detecção por filtros de spam

Pesquisadores da Avast identificaram um golpe crescente de namoro por e-mail, que tenta enganar os usuários para que enviem dinheiro.

O golpe existe e surge de uma ou outra forma há pelo menos 15 anos, mas evoluiu ao longo do tempo para evitar a detecção por filtros de spam.

Esse golpe aparece como um e-mail, geralmente com um arquivo PDF anexado. Quando o usuário abre o e-mail, geralmente há fotos de uma mulher, uma mensagem ‘dela’ e um link para que o usuário possa ‘falar com ela’.

Uma solução criativa usada por esta campanha, para burlar os filtros de spam. é enviar um convite do Google Class com o mesmo conteúdo do e-mail.

Em ambos os casos, ao clicar no link, o e-mail redireciona o usuário para um site que pede o seu endereço de e-mail e finaliza pedindo à potencial vítima que pague por uma assinatura de € 39,99 (na Europa), para falar com a “mulher dos seus sonhos”.

As pessoas afetadas por esse golpe relataram que, depois de pagarem a taxa de assinatura, nunca receberam nenhuma mensagem da suposta mulher do e-mail.

Em dez dias, a Avast detectou e bloqueou mais de 70.000 ataques, sendo 7.900 deles ocorridos na primeira semana. Os Estados Unidos foram o país mais atacado, com mais de 11.000 tentativas.

A campanha maliciosa teve como alvo países da Europa e da Ásia, com números altos na França, Índia e República Tcheca. No Brasil, foram 453 ataques detectados. 

O golpe existe e surge de uma ou outra forma há pelo menos 15 anos, mas evoluiu ao longo do tempo para evitar a detecção por filtros de spam

“Os cibercriminosos se aproveitam das fragilidades humanas, neste caso de pessoas que esperam por uma maneira fácil de entrar em contato com mulheres ou até mesmo encontrar uma parceira”, diz Luis Corrons, Especialista de Segurança da Avast.

“Às vezes, podemos nos perguntar como alguém cairia em um golpe, mas, na verdade, isso pode acontecer com qualquer um em um momento em que não prestamos atenção. Aconselhamos as pessoas a estarem sempre atentas no mundo digital. No entanto, para protegê-las, as soluções de segurança centradas no ser humano são fundamentais para que as pessoas sejam avisadas, o quanto antes.”

Para ajudar os usuários a se protegerem contra este e outros golpes de namoro por e-mail, o especialista de segurança da Avast, Luis Corrons, compartilha as suas principais dicas:

Mantenha o seu antivírus atualizado

Muitos softwares antivírus, incluindo o da Avast, agora incluem proteção para e-mail, seja na nuvem ou no dispositivo, e podem filtrar todo e qualquer e-mail suspeito que possa estar sendo inserido em sua caixa de entrada. Esta é a melhor e a primeira linha de defesa para manter esses golpistas afastados.

Não clique em nenhum link, nem baixe nenhum anexo

O cibercriminoso por trás do e-mail pode estar tentando instalar um malware prejudicial no dispositivo do usuário ou roubar as suas informações pessoais por um outro método. A opção mais segura é não interagir com o e-mail, para evitar isso.

Aprenda a decifrar um golpe por meio de um e-mail fraudulento

Neste cenário, o usuário está recebendo um e-mail não solicitado, de um remetente que ele não conhece e relacionado a namoro. Aja com cautela e analise os detalhes para ver se é algo que você esperaria receber, e de quem. Ao revisar o remetente, a gramática e a ortografia do e-mail, o usuário pode identificar rapidamente que este não foi enviado por alguém conhecido e com boas intenções.

Na dúvida de golpe, apague!

O melhor curso de ação para qualquer e-mail, que o deixe inseguro quanto à sua legitimidade, é excluí-lo. Se acabar sendo um e-mail legítimo, é provável que o remetente solicite a confirmação do recebimento ou envie algo novamente.

Sobre a Avast:

A Avast é uma marca global de privacidade e segurança digital da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a fortalecer a Liberdade Digital por meio de sua família de marcas de consumo confiáveis, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner.

Com centenas de milhões de usuários online, a Avast protege as pessoas contra as ameaças na internet e no cenário de ameaças de IoT em evolução.

A rede de detecção de ameaças da Avast está entre as mais avançadas do mundo, usando aprendizado de máquina e tecnologias de inteligência artificial para detectar e interromper ameaças em tempo real.

Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os mais bem classificados e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros.

A Avast é membro da Coalition Against Stalkerware, No More Ransom e da Internet Watch Foundation.

Avast destaca risco de danos causados por gangues de ransomware

O BeReal é uma rede social segura? Especialista da Avast dá conselhos aos usuários

Avast descobre sistema de direcionamento de tráfego, tentando entregar malware para mais de 600.000 usuários

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.