Últimas notícias

Fique informado
O futuro dos crimes cibernéticos

O futuro dos crimes cibernéticos

11 de novembro de 2015
 Crimes cibernéticos foi um  dos temas da abertura do evento no terceiro dia da HSM Expo Management 2015

O volume de crimes cibernéticos vai crescer exponencialmente no mundo nos próximos anos e as empresas têm que mudar a sua atitude para aumentar o nível de precaução. O alerta é de Marc Goodman, estrategista global, autor e consultor especializado no impacto disruptivo dos avanços tecnológicos sobre a segurança.

Cibersegurança não é um departamento dentro das empresas é uma atitude”, Marc Goodman.

Marc Goodman,

Marc Goodman, Estrategista Global

Nesse mundo interconectado a capacidade de entrar em contato com 1 bilhão de pessoas para o bem ou para o mal é uma coisa que não estamos preparados para lidar. Antes tínhamos os crimes praticados um a um e agora os cibercriminosos atacam em massa”, afirmou Goodman.

De acordo com ele, atualmente resolvemos esse crimes cibernéticos com firewalls e antivírus, mas apenas 1,4% dos orçamentos são gastos com treinamento de funcionários. “Isso é um equívoco. Os trabalhadores são a primeira linha de defesa”, acrescentou.

Os criminosos cibernéticos tornam-se cada vez mais organizações estruturadas, com organogramas, políticas de incentivo aos funcionários e até centrais de atendimento ao cliente interessado em entrar nesse mundo, contou Goodman.

Ele citou o exemplo de uma empresa da Ucrânia, cujos cerca de 600 empregados recebem até prêmios e incentivos em função de seu desempenho: uma Ferrari para quem desenvolvesse o melhor ataque.

Enquanto corporações tradicionais se concentram nas regras a serem seguidas, os criminosos estão sempre procurando maneiras de burlá-las.

“Para criminosos, o céu é o limite e isso cria a oportunidade de pensar grande”, diz Goodman.

A palestra de Marc Goodman foi recheada de cases mundiais e ele alertou para o fato de que as polícias tem atuação regional e os cibercriminosos agem internacionalmente e com isso eles têm  muitas vantagens.

“Os hackers gostam do Brasil pela falta de legislação. Por aqui, as leis não estão no mesmo nível das leis internacionais. O público não está tão consciente sobre o tema. É fácil enganar a população”, disse Goodman.

Marc Goodman fez  também uma palestra exclusiva para convidados da Locaweb . “A HSM é o maior evento de gestão da América Latina e a Locaweb Soluções Corporativas não podia ficar de fora. Tivemos um stand em parceria com a Microsoft, onde ficamos em contato com os participantes do evento. E pensando em nossos clientes, oferecendo  um café da manhã com um dos palestrantes de peso do evento, Marc Goodman, falando sobre crimes virtuais. A ideia é que além do network, possamos trazer conteúdo diferenciado para os nossos clientes”, declarou Alex Glikas, diretor comercial da Locaweb Soluções Corporativas.

Para os convidados da Locaweb,  Marc disse que deveríamos nos preocupar em educar as pessoas sobre segurança na internet assim como fazemos em nosso dia a dia com a educação sobre higiene das mãos para nos proteger contra doenças. Disse ainda que devemos replicar as estratégias utilizadas pela área de saúde nas campanhas epidemiológicas onde se combate as epidemias atacando a fonte do problema e, neste caso, a fonte são os softwares ruins.

Uma parte da aprestação Marc falou sobre a Deep Web e  disse que hoje temos acesso, por meio dos mecanismos de busca tradicionais, na verdade a apenas 0,03% do conteúdo publicado na internet mundial. Apresentou o e-commerce do crime e drogas disponíveis no submundo da “Internet Black “.

Mfuture crimes 2arc que é considerado uma das maiores autoridades do mundo em matéria de segurança global lançou oficialmente seu livro Future Crimes em português durante o evento da HSM.

O livro que é  um bestseller nos EUA  leva os leitores a se aprofundar no subterrâneo digital que expõe de forma detalhada e alarmante como criminosos, corporações e até mesmo países estão usando tecnologias novas e emergentes contra você e como isso deixa todo mundo  muito mais vulnerável do que jamais se imaginou.

Sobre a HSM Expo Management Educação Executiva

A HSM Expo Management Educação Executiva é o ecossistema mais completo do Brasil na formação de líderes. Por meio de programas customizados, metodologias práticas, vivência com grandes pensadores e conteúdo multiplataforma sobre gestão, desenvolvemos executivos que contribuirão para o futuro das empresas e a construção de um país melhor.