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O Futuro da Busca: Relatório Cadastra/Similarweb mostra avanço da IA, experiências reais e tendências no SEO

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Google fez atualizações importantes, com destaque para a introdução do critério experiência, a criação do filtro Perspectivas e mais rigor na área de conteúdo útil

Com tantas novidades no horizonte, para onde vai à área de otimização de posicionamento de busca orgânica, SEO na sigla em inglês? Essa indagação uniu a Cadastra, empresa global de estratégia, tecnologia, dados e marketing, e a Similarweb, renomada plataforma de inteligência digital competitiva, na produção do relatório inédito “O Futuro da Busca”.

A partir de estudos e dados de profissionais de ambas as organizações, o relatório aponta a rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA) na área, as mudanças recentes no comportamento digital dos consumidores e nas políticas e funcionalidades dos buscadores, o que impacta diretamente as estratégias das marcas e a consolidação de novos espaços de pesquisa.

O relatório traz que, embora o recurso já estivesse em alta em ambientes corporativos e técnicos há alguns anos, a “virada de mesa” do IA chegou com o lançamento para pessoas físicas do ChatGPT. O público brasileiro reagiu rápido com o registro de 375,8 milhões de acessos entre novembro de 2022 e agosto de 2023. A média de usuários únicos por mês foi de 5,2 milhões, com tempo médio de navegação no Brasil de 11 minutos, versus uma média global de oito, segundo dados da Similarweb.

A resposta do Google veio em seguida com o lançamento do Bard (mecanismo de IA generativa que recebe em média 5,7 milhões de novos usuários/mês), mas, em paralelo, a plataforma já vinha agregando essa tecnologia a seu buscador desde 2015 (RankBrain), até, em 2021, o lançamento do MUM – Multitask Unified Modal, recurso mais sofisticado para compreensão de linguagem e informações em múltiplos formatos incluindo imagens.

A última novidade, ainda em teste nos EUA, no Japão e na Índia, é o Search Generative Experience (SGE), com resultados gerados por IA diretamente no resultado da página de busca, ou seja, além dos tradicionais links e outros conteúdos da pesquisa, aparece em destaque a resposta curta sugerida pela IA. Até o momento, os usuários têm reportado uma experiência positiva com o SGE, principalmente em temas complexos. A faixa entre 18 a 24 anos está mais satisfeita, apreciando a opção de continuar fazendo perguntas no modo conversacional. No entanto, informações equivocadas ou incompletas e vieses em algumas respostas ainda são desafios.

“Assim como em outros mercados, a IA terá grande impacto no SEO, mas entendemos que haverá uma fusão destes recursos, até porque estudos já apontam que as respostas automatizadas têm mais credibilidade quando vêm acompanhadas de links e fontes das informações que apresentam. E, como vimos em outras ondas, o brasileiro tem tudo para ser um dos pioneiros nesta área”, afirma Letícia Bernardino, gerente e associate partner da Cadastra e uma das responsáveis pelo relatório.

“Certamente o lançamento do ChatGPT suscitou um interesse marcante no cenário brasileiro. Os indicadores de usabilidade da plataforma corroboram sua notável aceitação e implementação. Será intrigante observar se a população brasileira assimilará a utilização desta ferramenta em seu cotidiano, além do entusiasmo inicial após o lançamento da ferramenta. O que sabemos hoje é que o ChatGPT mantém sua posição de destaque entre os sites mais frequentados em escala global”, completa Vicky Almeida, Insights Leader LATAM da Similarweb.

Outra novidade importante é o lançamento do Filtro Perspectivas no Google (já disponível nos EUA). Ele destaca experiências em primeira mão e conteúdo criado por indivíduos com profundo conhecimento do assunto. Dentre os principais conteúdos oferecidos, estão vídeos do Youtube e TikTok, postagens do Reddit, Quora, X (Twitter), Instagram, além de fóruns de discussão, blogs e artigos.

Um “E” a mais faz diferença

Sob uma perspectiva mais técnica, o Google fez uma mudança importante no fim do ano passado. Ao já conhecido parâmetro de relevância de conteúdo em buscas orgânicas E.A.T. (Expertise, Autoridade e Confiança na sigla em inglês) acrescentou um “E”, referente a experiência. Esse conceito valoriza a experiência real que as pessoas têm com produtos, serviços, lugares e outros em conteúdos sobre esses assuntos. Em algumas situações, o mais valioso em conteúdo é ter sido produzido por alguém que vivenciou uma experiência, experimentou ou testou um produto.

Outra mudança técnica foi a atualização do conceito de conteúdo útil. O objetivo foi reduzir a relevância de conteúdos escritos exclusivamente para ranqueamento nos mecanismos de busca. “Essa mudança responde à questão de se produzir muito conteúdo via IA apenas para ranqueamento irá produzir uma relevância maior. A resposta mais direta é que NÃO. Se o Google detectar essa prática pode penalizar o site como um todo, até mesmo as áreas de conteúdo relevante. Logo, essa prática tem que ser abolida e o conteúdo original de qualidade continua sim com o seu papel fundamental”, ressalta Letícia Bernardino.
 

Pesquisas em outros ambientes

O Google continua líder em marketshare de buscas em nível global, com 96% de participação, mas novos movimentos estão gradualmente reformatando este mercado. Os marketplaces figuram com destaque na primeira etapa da jornada do consumidor em nível global. No Brasil, os buscadores dominam (35%), seguidos por Youtube (35%) e pelos aplicativos de varejistas (42%). Nos EUA, a Amazon é o canal número um com 61% das buscas nessa etapa, enquanto em outros países da América Latina, como a Argentina, predomina o Mercado Livre. Além disso, 41% dos jovens nos EUA usam o TikTok ou Instagram quando procuram um lugar para almoçar, ao invés de usarem o Google Maps ou o buscador tradicional.

“Vemos uma fragmentação da jornada de busca em vários ambientes de acordo com a especialidade. As marcas precisam acompanhar esse movimento, estando presentes e adaptando seus conteúdos para as especificidades de cada ambiente”, explica a gerente de SEO da Cadastra, que conclui “as pesquisas em si não vão desaparecer. As empresas vão precisar continuar a ser encontradas. Já a estratégia de busca pode e vai evoluir. De forma que, as empresas devem entender onde a sua audiência está pesquisando e direcione também esforços para além da página clássica de resultados”.

Confira a íntegra do relatório AQUI.  

A Cadastra também fez um infográfico inédito para que as marcas façam uma autoavaliação de seus status em SEO. Confira.
 

Sobre a Cadastra

É uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais com múltiplas expertises para oferecer uma revisão estratégica e operacional ampla que abre novas fronteiras de resultados, seja de performance no curto prazo, seja de geração de valor no longo. Com soluções de tecnologia, marketing, consultoria, dados e analytics, oferece serviços em Transformação Digital de ponta a ponta, com metodologia proprietária, atingindo uma taxa de retenção de seus clientes superior a 90%. Com mais de 850 profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.

Sobre a Similarweb
A Similarweb é uma plataforma completa de inteligência competitiva que dá visibilidade a dados de qualquer site, aplicativo, indústria e setor. A empresa tem a missão de capacitar empresas com os insights mais precisos, confiáveis, aprofundados e acionáveis, para que possam conquistar seu mercado. Fundada em 2013, a Similarweb possui 24 escritórios globais e possibilita acesso a dados de mais de 1 bilhão de websites, 8 milhões de apps, 6 bilhões de termos de busca e 250 milhões de SKUs de produtos em sites de e-commerce. Tudo isso a partir de 190 países e distribuído em mais de 210 setores de mercado.