O Estado de Nevada apresentou moção para impedir a Meta de fornecer criptografia de ponta a ponta aos usuários menores de 18 anos
26 de fevereiro de 2024O AG “Attorney Genera” procurador-geral de Nevada apresentou uma moção na semana passada buscando impedir que a Meta forneça criptografia de ponta a ponta para usuários menores de dezoito anos residentes em seu estado.
O objetivo do pedido é combater predadores que visam menores para exploração sexual e outros fins criminosos. O procurador-geral afirma que isso permitirá que as autoridades recuperem a comunicação entre criminosos e menores dos servidores da Meta durante as investigações.
Os advogados do procurador-geral de Nevada, Aaron Darnell Ford, entraram com uma petição parcialmente redigida no tribunal federal de Las Vegas em 20 de fevereiro. Eles estão buscando uma ordem de restrição temporária e uma liminar contra a plataforma de mídia social Meta. O objetivo é impedir que ela ofereça criptografia de ponta a ponta no Messenger para qualquer pessoa que resida no estado e que a Meta acredite ser menor de idade.
No pedido ao tribunal, o gabinete do procurador-geral de Nevada alega que a decisão da Meta de permitir a criptografia de ponta a ponta por padrão é “irresponsável”. Eles afirmam que isso “impede drasticamente os esforços de aplicação da lei para proteger as crianças de crimes hediondos online, incluindo tráfico humano, predação e outras formas de exploração perigosa.”
O procurador-geral realizou uma audiência rápida sobre o assunto em 22 de fevereiro. Ele alega que há uma “extrema urgência” que afeta “a segurança e o bem-estar” das crianças em Nevada que usam o Messenger. No entanto, o tribunal marcou a audiência para segunda-feira, 26 de fevereiro. O procurador-geral não indica o motivo da necessidade de uma audiência rápida.
Em resposta ao pedido, a Meta afirma que o pedido não faz sentido. Ela e outros serviços de mensagens têm oferecido criptografia de ponta a ponta para menores e outros usuários há anos. Além disso, as autoridades policiais, conforme reconhecido no próprio processo do procurador-geral de Nevada, ainda podem obter tais mensagens dos dispositivos usados por criminosos e menores.
“O Estado não pode afirmar adequadamente que exige uma medida cautelar de emergência – com aviso prévio de dois dias – bloqueando o uso da criptografia de ponta a ponta pela Meta, quando esse recurso está em uso no Messenger há anos e começou a ser implementado para todas as mensagens há mais de dois meses.”, escreve a Meta em sua resposta.
Riana Pfefferkorn, especialista jurídica e pesquisadora do Stanford Internet Observatory, chama o pedido de Nevada de “bizarramente agressivo”. Ela diz que o momento em que foi feito é desconcertante.
“Parece surgir do nada e não sei qual é a motivação para que isso aconteça agora”, diz ela. Ela acredita que este pode ser o maior ataque à criptografia nos EUA desde 2016. Isso é uma referência à tentativa do FBI de forçar a Apple a minar a criptografia em seus iPhones para que a agência pudesse acessar um telefone usado no caso do suspeito de terrorismo de San Bernardino.
A Meta disponibiliza criptografia de ponta a ponta para usuários do Messenger desde 2016. Mas em dezembro passado, a empresa tornou-a a configuração padrão para todas as comunicações enviadas no Messenger, o aplicativo usado para mensagens privadas entre usuários do Facebook e Instagram.
A criptografia de ponta a ponta criptografa a comunicação no dispositivo do usuário antes de ser enviada.
As mensagens só são descriptografadas no dispositivo do destinatário. Isso significa que a Meta e qualquer outro sistema pelo qual a comunicação passa a caminho do destinatário não podem ler o conteúdo da comunicação. No entanto, os investigadores policiais ainda podem ler as mensagens se obtiverem o dispositivo usado por qualquer uma das partes na comunicação e puderem acessar o dispositivo com a senha ou contornando-o com ferramentas forenses. Isso é assim desde 2016, quando qualquer usuário, inclusive menores de idade, optou por habilitar a criptografia de ponta a ponta. A única coisa que mudou recentemente é que a Meta agora criptografa todas as mensagens por padrão.
Mas o procurador-geral parece estar pedindo ao tribunal não apenas que impeça a Meta de permitir a criptografia de ponta a ponta para menores, mas também que a impeça de oferecer essa criptografia para qualquer usuário menor de idade que resida em Nevada.
Fonte: Zeter
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.
Leia outros artigos sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização aqui!
Encryption safeguards the personal security of billions of people and the national security of countries around the world.
However, some governments and organization’s are pushing to weaken encryption, which would create a dangerous precedent that compromises the security of billions of people around the world. Actions in one country that undermine encryption threaten all of us.
With over 300 members distributed across every region of the world, the Global Encryption Coalition promotes and defends encryption in key countries and multilateral fora where it is under threat. It also supports efforts by companies to offer encrypted services to their users.
Crypto ID is a member of the Global Encryption Coalition and keep a column with their key articles. Please access here!
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
No entanto, alguns governos e organizações estão pressionando para enfraquecer a criptografia, o que criaria um precedente perigoso que comprometeria a segurança de bilhões de pessoas em todo o mundo. Ações em um país que minam a criptografia ameaçam a todos nós.
Com mais de 300 membros distribuídos em todas as regiões do mundo, a Global Encryption Coalition promove e defende a criptografia em países-chave e fóruns multilaterais onde ela está ameaçada. Ele também apoia os esforços das empresas que ofertam serviços criptografados a seus usuários.
Crypto ID é um dos membros do Global Encryption Coalition e mantém uma coluna com os principais artigos. Acesse aqui!
Leia artigos sobre criptoativos aqui!