Novo serviço do Serpro de certificação digital utiliza tecnologia em nuvem e app mobile
16 de março de 2018Previsto para estrear no mercado no próximo mês de abril, o novo serviço do Serpro de Certificação Digital em Nuvem por APP já está pronto e aguarda a anuência do ITI
O lançamento oficial só poderá ocorrer após o ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) homologar a estrutura e credenciar o SERPRO como Prestadora de Serviço de Confiança (PSC)
O novo serviço em nuvem, além de garantir mais praticidade e segurança ao usuário, traz mais economia já que elimina a necessidade do uso de dispositivo físico como o token ou o cartão criptográfico.
Um certificado digital basicamente é utilizado para dar validade jurídica a transações realizadas digitalmente. É um meio de comprovar que realmente foi uma determinada pessoa que realizou um acesso ou assinatura, sem a necessidade de comprovação presencial daquele processo, uma vez que a validação presencial já ocorreu no momento da emissão do certificado digital.
O novo serviço de certificação digital ICP-Brasil em nuvem oferecido pelo Serpro, por sua vez, traz mais comodidade para seus usuários, que poderão usar o certificado a partir de dispositivos móveis, eliminando o problema de possíveis perdas ou esquecimentos do dispositivo físico como o token.
A pessoa pode, por exemplo, rastrear pelo celular o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso, além de consultar e detalhar onde e quando usou seu certificado digital. O certificado em nuvem dispensa, ainda, a instalação de drivers específicos nas máquinas, como é necessário atualmente nos certificados por token.
“O certificado digital é como uma assinatura fidedigna, só que eletrônica, com um par de chaves relacionado a cada certificado, sendo que uma parte fica nos servidores da empresa e a outra num dispositivo físico, como o token. Com a certificação em nuvem, estamos eliminando a necessidade do token. Assim o usuário não terá mais problema em esquecê-lo em algum lugar, ou perdê-lo, podendo ainda usar seu certificado no celular”, ressalta a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.
Os benefícios para quem adquirir um certificado digital ICP-Brasil em nuvem são inúmeros: desde a praticidade e economia, passando por agilidade e segurança, já que o cidadão tem controle sobre o uso de sua chave, não precisa carregar o dispositivo token e a assinatura pode ser realizada a partir do próprio celular. Outra vantagem é que a validade de três anos dos certificados em nuvem pode ser renovada de forma online.
Sem token e sem drivers: tudo na nuvem
O par de chaves relacionado ao certificado atualmente é criado em um dispositivo que chamamos de token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves acontece em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM) armazenado na infraestrutura do Serpro. Dessa forma, toda vez que for necessário o uso de um certificado (chave), ocorrerá uma comunicação entre o solicitante do uso, o HSM e o dono do certificado, ou seja, o uso do token passa a ser eliminado.
Prestador de Serviço de Confiança (PSC)
O PSC é uma espécie de ente criado justamente para armazenar os certificados digitais em nuvem dos usuários finais e regulamentar os portais de assinaturas digitais para dados, documentos e transações eletrônicas.