Novo cartão de crédito chegou para dar mais segurança as compras online
12 de agosto de 2016A Oberthur Technologies – OT nos apresentou uma novidade em termos de segurança de cartões de crédito.
O novo cartão, possui o código de segurança, apresentado por um mini visor digital, alterado a cada 15, 30 ou 60 minutos – o tempo de mudança é decisão dos bancos ou emissores do cartão. A maioria das bandeiras apresentam o código de segurança do cartão de crédito ou débito, que é uma sequência de números, impresso no verso do cartão.
A grande vantagem para o mercado brasileiro é que esse cartão já está pronto para ser adotado e usado em massa, sem necessidade de nenhuma mudança de infraestrutura para as empresas de e-commerce – ou no modo como o usuário faz suas compras pela web, declarou presidente da empresa para América Latina, Paolo Villasco.
Villasco nos falou sobre uma pesquisa realizada pela Oberthur Technologies no mercado brasileiro sobre os hábitos de compra online, que apontou como as fraudes podem influenciar e frear drasticamente a expansão do comércio eletrônico, ao espalhar o medo – e a insegurança – entre os consumidores.
De acordo com o levantamento, 28% dos consumidores que fazem compras pela internet no Brasil já foram vítimas de fraudes online. E 70% dessas vítimas mudam seus comportamentos de consumo virtual, por conta do medo, reduzindo o número de compras ou comprando em menos sites, por exemplo.
O comércio eletrônico brasileiro teve um faturamento de R$ 41,3 bilhões em 2015, o que representou um crescimento de 15,3% na comparação com 2014, quando o setor movimentou R$ 35,8 bilhões (os dados são da E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce).
Villasco, no entanto, nos alertou que a curva de desempenho crescente do mercado de e-commerce brasileiro pode ser modificado no futuro.
Com a consolidação definitiva da migração dos cartões com tarja magnética para os com chip, a tendência é os fraudadores se concentrarem no comércio eletrônico uma vez que os esquemas de clonagem de cartões com tarja tendem a diminuir, diz Villasco.
Por isso, antecipando essa tendência, a empresa investiu no desenvolvimento desse cartão de crédito que trás um código de segurança “mutante” a cada período de tempo. Mesmo que os dados sejam interceptados o fraudador não terá o código de segurança para completar a transação via internet.
Para se ter uma ideia, da diferença que o novo cartão pode fazer, 89% dos entrevistados durante a pesquisa que realizamos, disseram que se sentiriam mais seguros utilizando um cartão de pagamentos desse tipo em suas compras online. Mais do que isso, a grande maioria dos consumidores entrevistados no Brasil considerou o produto inovador (95%), fácil de usar (90%)”, complementou Lilian Assis de Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Oberthur Technologies para América Latina.
A Oberthur Technologies, está estrategicamente posicionada nos mercados de alto crescimento e fornecem soluções incorporadas de software de segurança para dispositivos primários (“end-point”), assim como soluções associadas de gerenciamento remoto de um enorme portfólio de clientes internacionais, incluindo bancos e instituições financeiras, operadoras de telefonia móvel, autoridades e governos, além de fabricantes de objetos e de equipamentos conectados.
São líderes mundiais em soluções de segurança digital para o campo da mobilidade, desde os primeiros cartões inteligentes até as últimas tecnologias de pagamento sem contato que equipam milhões de smartphones.