Nova era das ferramentas inteligentes de automação para cripto ajudam os investidores
4 de maio de 2023Nesse sentido, a automação pode ajudar os traders a negociar com mais eficiência e inteligência e navegar com segurança por essa turbulência
Por Rogelio Sada
Medo da perda e as incertezas do mercado fazem com que as pessoas invistam de forma conservadora ou mesmo evitem movimentar seus ativos.
No mercado financeiro, acompanhar as rápidas mudanças nas cotações dos ativos é a chave para o sucesso. Em um mercado onde todo mundo está procurando maneiras de ganhar uma renda extra, escolher uma estratégia de investimentos que seja menos sujeita às oscilações e quedas é fundamental.
Principalmente depois do que vimos em 2022, com o chamado “inverno cripto” e a falência de empresas e a implosão de projetos cripto, que abalou significativamente os principais ativos do setor, que registraram fortes desvalorizações e causaram uma desconfiança no mercado.
Isso acaba distorcendo as ideias das pessoas sobre um retorno razoável e o medo das perdas toma conta dos investidores, que passam a seguir planos de investimento mais conservadores.
Nesse sentido, a automação pode ajudar os traders a negociar com mais eficiência e inteligência e navegar com segurança por essa turbulência.
Um dado interessante é que a américa latina continua sendo uma das regiões no mundo com a maior taxa de adoção de criptoativos. E os investimentos em criptomoedas vêm acompanhando essa tendência, sendo uma porta de entrada para muitos investidores.
Claro que, com uma infinidade de criptomoedas e inúmeras ferramentas acessíveis a novos traders, é natural uma certa confusão.
Felizmente, a tecnologia tornou possível automatizar vários processos de negociação, incluindo análise de mercado, previsão de tendências e execução de ordens. Até porque o mercado de criptomoedas fica aberto 24 horas por dia, 7 dias na semana, pois não pertence a uma região geográfica ou autoridade central.
O medo de perder
Principalmente para novos investidores, automatizar estratégias permite que as pessoas aloquem automaticamente uma parte de seus ganhos em investimentos que gerem crescimento sustentável ao longo do tempo.
Infelizmente ainda é comum que investidores iniciantes, assim que compram, não saibam o que fazer a seguir.
Na maioria dos casos, eles deixam os ativos lá, congelados, nunca mais tocam neles e torcem para que o preço da criptomoeda suba, o que definitivamente não é a melhor estratégia para quem deseja gerar lucro.
Nesse sentido, é sempre aconselhável realizar negociações e transações por meio de uma corretora. Portanto, a negociação de criptomoedas geralmente funciona de forma que o corretor ajude o comerciante a comprar e vender criptomoedas, combinando-o com outros comerciantes que também desejam negociar criptomoedas.
Porém, as criptomoedas são muito voláteis, o que significa que o valor muda constantemente. Como resultado, os comerciantes podem obter altos lucros. Todavia, todos devem estar cientes de que grandes perdas também são possíveis devido às flutuações.
Dessa forma, a inteligência artificial usada em uma plataforma de investimento visa justamente reagir às mudanças do mercado para negociar os ativos no momento ideal.
Além disso, a negociação automática de criptomoedas remove o elemento de incerteza e emoção da compra e venda manual de criptomoedas, o que pode levar a decisões erradas.
O que é automação em cripto?
Como o nome sugere, automação é permitir que um software ou sistema computadorizado execute ações que normalmente seriam feitas por um ser humano.
Nesse caso, a plataforma ou software automatizado cuida da negociação nos mercados de criptoativos para você. Para usar esta aplicação, você precisa criar uma conta online e selecionar uma estratégia de negociação que deseja que o bot implemente.
Existem vários tipos de software automatizado de negociação de criptomoedas, com a maioria operando como interfaces de programação de aplicativos (APIs).
O termo API refere-se a uma interface de programação de aplicativos que permite que sua conta se comunique com uma bolsa ou corretora de criptomoedas para que ela possa abrir e fechar posições em nome do usuário de acordo com certas condições predeterminadas.
Nesse caso, a plataforma de criptografia automatizada executa apenas negociações que foram programadas com antecedência.
Algumas plataformas de cripto automatizadas têm características diferentes, com funções não apenas de negociação, mas também de compra e manutenção automática de criptomoedas frente às oscilações do mercado, comprando a preços baixos ou mesmo trocando as criptomoedas por stablecoins (ativos estáveis) quando ocorre um bear market (baixa de mercado), voltando para criptoativos no bull market (alta de mercado). Cabe ao usuário escolher as criptomoedas que deseja e um bot para auxiliá-lo a fazer exatamente isso.
É seguro?
As plataformas de negociação de criptomoedas descentralizadas representam uma forma segura de negociação. Aqui, a tecnologia blockchain é usada para executar as transações, que são realizadas de forma anônima e independente de provedores terceirizados.
Tanto é que os robôs de negociação algorítmica assumiram o controle do setor financeiro a tal ponto que os algoritmos agora conduzem a maior parte da atividade em Wall Street, por exemplo.
Claro que os bots de negociação de criptomoedas não são perfeitos e não podem eliminar todos os riscos. No entanto, eles podem automatizar os procedimentos de negociação para ajudar os investidores novos e experientes a obter lucro.
Ou seja, a automação facilita e muito a vida dos traders no universo das criptomoedas e dá mais disciplina ao investidor.
Os usuários muitas vezes tendem a investir ainda mais dinheiro na hora errada. Um bot, por outro lado, só faz o que foi programado para fazer. Assim, o bot pode tomar decisões mais lógicas e claras do que o próprio trader.
De toda maneira, se você busca entrar no mundo dos investimentos com criptoativos visando um potencial de valorização, aporte apenas uma pequena parte do seu portfólio. Estude o mercado e as ferramentas disponíveis para traçar a melhor estratégia de lucro.
Mas, lembre-se: o investimento automático pode ser a escolha mais acertada para os iniciantes que desejam investir em um projeto a longo prazo.
DINAMO Networks apresenta solução para enquadrar os negócios às normas da LGPD e a evitar punições
Mais de 60% das empresas latinas devem investir em automação
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!