Muito além da conectividade: a estratégia da Oi para a transformação digital
24 de maio de 2019Ao atuar como integradora de soluções de TI e Telecom, Oi aposta em acelerar a digitalização dos negócios de seus clientes com tecnologias disruptivas
A estratégia da Oi é atuar como um player na oferta de projetos de transformação digital para as empresas, sejam elas privadas ou públicas. Por isso levou todo seu portfólio de soluções digitais para o IT Forum 2019, evento da IT Mídia que reuniu centenas de CIOs e C-level durante cinco dias no Iberostar Bahia Hotel, na Praia do Forte, Bahia, entre os dias 17 e 21 de abril, onde participou como patrocinadora.
“Quando começamos a conversar com os CIOs sobre seus desafios de negócios, vimos que eles se surpreenderam com a capacidade da Oi de atender às suas necessidades da transformação digital. Voz, dados, imagem, separadas, parecem tecnologias simples, mas quando empacotamos todas em um conjunto específico para o cliente elas fazem toda a diferença”, diz Anderson França, diretor de Vendas de TI da Oi para o mercado Corporativo.
O executivo explica que a companhia vende soluções de tecnologia e conectividade que foram testadas dentro da empresa, para seu uso próprio, e que, com a estratégia de atuação no mercado corporativo, estão disponíveis para os clientes, nas grandes empresas de todas as verticais.
“Primeiro buscamos entender o que cliente quer, desenhamos uma solução de transformação digital específica e só aí enviamos para ele a proposta”, diz França.
Portfólio inovador
A companhia possui portfólio completo de soluções digitais para o mercado corporativo, que vão desde soluções para diversas verticais de negócios, até projetos especiais para o setor público.
A Oi fornece desde conectividade e IoT para o campo e até soluções de videomonitoramento para diferentes órgãos do governo espalhados pelo país.
A Oi está preparada para oferecer as soluções digitais que atendem toda a cadeia de Segurança Pública, auxiliando na transformação digital que as cidades inteligentes demandam.
“A nossa solução de videomonitoramento com analytics foi apresentada aos visitantes na nossa business suíte no IT Forum. Todo CIO que chegava na suíte era reconhecido e saudado pelo nome com um bom dia. Fizemos isso criando uma base de dados com fotos dos clientes coletadas nas redes sociais para mostrar que é possível identificar pessoas mesmo quando diferentes das imagens de acervo”, diz França.
A companhia hoje atua em diferentes verticais de negócios. No caso do varejo, por exemplo, o foco é garantir a experiência do consumidor.
As soluções de tecnologia, por sua vez, diz França, acabam por também endereçar o negócio e suas variáveis. Um supermercado, por exemplo, que trabalha com margens muito pequenas, pode reduzir as perdas com produtos próximos do vencimento ao usar beacons e Wi-Fi para fazer ofertas e girar o estoque mais rapidamente, evitando o desperdício.
“Se fomos capazes de desenhar, levar e instalar soluções de conectividade na estação avançada de pesquisas do Brasil na Antártica, imagina o que podemos fazer em todas as regiões do país”, diz o diretor.
“Desafio para a Oi não é problema. Temos o compromisso de entregar a melhor solução de acordo com as necessidades e demandas atuais das empresas”.
Fonte: IT Mídia
Oi é investigada pelo Ministério da Justiça por possível violação de privacidade
Plano Nacional de Internet das Coisas precisa sair da retranca