Últimas notícias

Fique informado
Ministério do Planejamento recomenda como contratar serviços de computação em nuvem

Ministério do Planejamento recomenda como contratar serviços de computação em nuvem

10 de novembro de 2016
Durante o evento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizado entre os dias 8 a 10/11, em Brasília | o Fórum RNP 2016, o Ministério do Planejamento fez recomendações para contratação de serviços de computação em nuvem.

As orientações do Ministério do Planejamento para a contratação de serviços de computação em nuvem na Administração Pública Federal foram apresentadas pelo coordenador-geral de serviços de infraestrutura do MP, Waldeck Pinto de Araújo Junior.

O palestrante mostrou resultados do trabalho feito com os órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), estrutura do governo federal que coordena a área de TI na administração direta, autárquica e fundacional.

Esses resultados foram divulgados em maio deste ano, no manual “Boas práticas, orientações e vedações para contratação de Serviços de Computação em Nuvem”.

Segundo Waldeck, o levantamento identificou uma preferência pela implementação de nuvem interna. No entanto, o ministério publicou recomendações que incentivam a adoção de modelos de nuvem híbrida e pública.

“Para obter mais eficiência e redução de custos, essa economia não vai ocorrer na adoção de uma infraestrutura de nuvem privada. A redução na ociosidade só é possível no compartilhamento de nuvem pública, uma vez que o cliente paga apenas pelo que ele usa”, explicou o gestor.

O palestrante ainda destacou a agilidade como principal benefício no uso de serviços na nuvem, pela alta disponibilidade, elasticidade e melhor experiência de uso. “Entendemos que é a computação em nuvem é um modelo irreversível e atraente, que rompeu uma barreira de entrada para os serviços de TI, pois o cliente paga apenas pelo que usa”, declarou.

Acesse aqui o manual do Ministério do Planejamento.

Fonte: forum.rnp.br