Últimas notícias

Fique informado

Ministério da Economia terá papel estratégico na articulação da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

22 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos foi instituída esta semana por meio de decreto presidencial

A Secretaria de Governo Digital, vinculada a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME), terá papel estratégico na articulação da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos, conforme estabelece o Decreto nº 10748/21.

A rede tem por objetivo promover a celeridade na resposta a ameaças e vulnerabilidades cibernéticas por meio da atuação coordenada entre órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

A Secretaria de Governo Digital é o órgão central do SISP – sistema de planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão dos recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal – que reúne mais de 200 órgãos.

Com o decreto, fica melhor a articulação dos órgãos do SISP para prevenir a ocorrência de incidentes e mais claro o fluxo de ações numa possível situação de contingência.

Com a rede, a ideia é que haja o compartilhamento das informações para que possamos atuar proativamente no planejamento de ações de segurança ou apoiar na resposta, com articulação de todo o sistema, inclusive do Serpro e Dataprev.”, explica o diretor de Governança de Dados e Informação da Secretaria de Governo Digital, Mauro Sobrinho.

O diretor detalha ainda que ao ter conhecimento imediato sobre quais ataques estão acontecendo e possíveis vulnerabilidades exploradas, a SEDGG poderá alertar aos demais órgãos para que apliquem as medidas de contenção necessárias.

Além disso, a secretaria poderá focar em elaboração de guias e capacitações que enfrentem os principais problemas observados pela rede.

Caio Mario Paes de Andrade

Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, a criação da rede auxiliará o governo federal a fortalecer ainda mais sua atuação no enfrentamento a ameaças cibernéticas.

O avanço da transformação digital deve vir acompanhado da proteção aos usuários e nós temos assegurado essa proteção. Um exemplo disso é o resultado que obtivemos no Índice Global de Segurança Cibernética 2020, divulgado recentemente pela ONU. O Brasil subiu 53 posições nesse ranking, passando do 71º para o 18º lugar, um resultado excepcional. A ideia da rede é fomentar ainda mais essa cultura de enfrentamento coordenado do governo, para que possamos continuar avançando na questão da segurança cibernética”, afirmou o secretário.

Sobre a Rede

A Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos será composta pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e, obrigatoriamente, pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Já as empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias poderão participar de forma voluntária, por meio de adesão.

O Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República coordenará a rede por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

CNJ, Ministério Público do RJ e prefeitura de Salvador aderem a acordo do governo federal para reduzir gastos em licitações de TIC

CERT.br em parceria com a ANPD publica dois novos Fascículos da Cartilha de Segurança para a Internet

Governo cria a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos