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Mercosul Digital começa a treinar empresas para e-commerce em outubro

19 de janeiro de 2011

SÃO PAULO – Em outubro deste ano, os países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) passam a contar com uma rede de capacitação online para aprimorar o comércio eletrônico entre as empresas do bloco e junto à União Europeia.

A Rede de Ensino Virtual é o primeiro passo concreto do projeto Mercosul Digital, que conta com um investimento de 9,6 milhões de euros da União Europeia e dos integrantes do bloco.

Parte do investimento (2,5 milhões de euros) será destinada à implantação da rede e à aquisição das ferramentas de ensino a distância, informa o Coordenador Nacional da Rede de Capacitação Digital do Projeto Mercosul Digital, Leonardo Lazarte.

“A pré-qualificação e a escolha dos fornecedores da Rede de Ensino Virtual – entre empresas de tecnologia e instituições de ensino – deve ser finalizada em março por meio de uma licitação internacional”, informa Lazarte, que reuniu os interessados em participar da concorrência para fornecer mais detalhes na segunda-feira, em São Paulo.
Na avaliação do representante da União Europeia e responsável pelo projeto, Manuel Fernández Quilez, o Mercosul Digital é ferramenta “para reduzir o fosso tecnológico entre os países do Mercosul e a União Europeia (UE)”.

Segundo Quilez, o projeto iniciado no começo de 2009, compreende, por ora, um investimento de 7 milhões de euros da UE, que pode receber novas contribuições de acordo com os resultados do projeto.

Os 2,6 milhões de euros restantes envolvem contribuições de alguns membros do Mercosul, especialmente o Brasil, “para apoiar outros membros do bloco a reduzir a disparidade tecnológica atual”, afirma o representante da comunidade europeia.

Comércio integrado

A capacitação online, prevista por três anos, será destinada a três diferentes públicos: especialistas em infraestrutura tecnológica, profissionais de gestão de comércio eletrônico e empresas, explica Lazarte.

O projeto deve beneficiar mais de 5.500 empresas nos quatro países do bloco, segundo estimativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) – uma das entidades que dão suporte ao Mercosul Digital.

“O treinamento está aberto a empresas de todos os portes, mas há uma ênfase na capacitação de micro, pequenas e médias empresas para o comércio eletrônico fronteiriço no Mercosul e do bloco com a União Europeia”, afirma o diretor-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa na área de e-commerce, Gerson Rolim.
Para promover o comércio eletrônico integrado no bloco, o projeto também prevê eliminar as diferenças digitais entre os países do Mercosul, nas áreas de infraestrutura de rede e certificação digital, sob a gestão da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), informa Lazarte. “O interesse da União Europeia é diversificar e facilitar interações comerciais com o Mercosul. E ter uma infraestrutura de comércio eletrônico bem acertada é um benefício”, observa o coordenador do projeto. 
(Daniela Braun | Valor)
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