Últimas notícias

Fique informado

Marcelo Buz fala sobre a aceitação de Assinatura Digital pelo TSE em vídeo

4 de dezembro de 2019

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

TSE afirma ser possível assinatura digital para criação de partido

A maioria do Plenário, contudo, acompanhou o voto do ministro Luis Felipe Salomão no sentido de responder afirmativamente à consulta. Em seu entendimento, não existe, na legislação atual, nenhum óbice à certificação digital das assinaturas por meio eletrônico.

4 de dezembro de 2019

Assinatura digital no holofote. Por Marcelo Buz

Em artigo, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Marcelo Buz, explica a importância da assinatura digital.

3 de dezembro de 2019

Na noite da última terça-feira, dia 3 de dezembro, o presidente do ITI publicou um vídeo em que fala sobre o TSE passar aceitar assinatura digital e o que isso envolve

Confira o vídeo publicado nas redes sociais de Marcelo Buz, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Ele fala sobre a aceitação de assinaturas digitais pelo TSE em meio a discussão sobre a criação de partidos políticos digital. Além disso, comenta sobre importância dos certificado digitais para os cidadãos brasileiros e como isso vem ajudando na digitalização do país.

Segue a transcrição do vídeo:

Marcelo Buz, presidente do ITI

Sou Marcelo Buz, presidente do ITI, a Autarquia federal vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que é responsável pelo zelo de toda a infraestrutura de chaves públicas brasileira, mas conhecida como certificado digital. O certificado digital que tem endereçado a maneira correta de fazermos a digitalização do país.

Nós estamos hoje muito felizes por dois motivos. O ITI está de parabéns, primeiro porque o Comitê Gestor da ICP-Brasil, que normatiza toda a regra da certificação digital no Brasil, hoje fez a maior modernização da história da ICP-Brasil.

Nós já havíamos feito uma modernização muito grande em maio desse ano, e hoje, dia 3 de dezembro, fizemos mais um Comitê Gestor, inovador, endereçando a certificação digital brasileira para o padrão mundial reconhecido pela Europa. [Simplificação na emissão dos certificados digitais é aprovada em reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil]

Também é reconhecido nos grandes países do mundo onde os certificados digitais passa a ser realmente conduzido em um ambiente leve e possibilita as pessoas a emitir efetivamente o seu certificado de forma rápida, barata e aliada a padrões e requisitos técnicos e tecnológicos de segurança.

E agora, no início da noite, o Tribunal Superior Eleitoral acolheu um pedido de informação do deputado Jerônimo Goergen que perguntava se o TSE reconhece pedido de abertura de partidos políticos através do certificado digital. O que para mim, que estou na frente do ITI desde janeiro desse ano, já tinha muito previdente que não teria como o Tribunal Superior Eleitoral não reconhecer as assinaturas realizadas com certificado digital, que já vem desde o seu início, há 18 anos, amparados pela presunção da validade jurídica.

E aqui eu faço esse vídeo [link no final do artigo] para que a gente possa compartilhar e mostrar para todo mundo e incentivar a emitir o seu certificado digital. Porque com a decisão hoje do TSE, fica chancelado de forma unânime que o certificado digital no padrão da ICP-Brasil é o documento digital do brasileiro. Que permite com que o cidadão brasileiro se autentique em redes sociais, assine documentos, contratos, tudo à distância de qualquer lugar do mundo e possibilita, também, a digitalização dos documentos.

A lei da liberdade econômica endereça que você possa pegar todos os documentos que você tem, digitaliza-los, assinar com certificado digital e descartar o papel.

Então o certificado digital tem uma mais-valia, tem uma possibilidade muito grande para que todas as pessoas façam uso dele. Através dele você consegue, por exemplo, fazer a prestação de contas junto ao imposto de renda na Receita Federal de forma muito rápida, simples e sem possibilidade alguma de que você caia na malha fina.

O certificado digital, através da Receita Federal, te dá acesso ao seu sigilo fiscal. É através do certificado que a gente consegue transacionar entre as partes com a presunção da validade jurídica sem perguntar se o outro concorda com aquela assinatura. Ela já tem a presunção da validade jurídica. E com as mudanças que fizemos ao longo do ano, endereçam processo de emissão de certificado digital muito mais rápido, célere e fácil. E, caminha para realmente colocar o certificado digital no ano de 2019.

Então com a decisão do TSE de hoje, que encaminha que a validação das assinaturas realizadas com certificado digital será realmente reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, não resta mais duvidas. Ao longo desses anos, eu ouvi muita gente fazendo bandeira contra o certificado digital, muitas vezes com desconhecimento técnico, ou por ignorância sobre o assunto tremenda, ou por algum interesse escuso, que a gente não tenha como identificar.

O fato é que, para que a gente tenha, no país, a digitalização da nação, é de suma importância que nós tenhamos um padrão de identificação civil na internet. E esse padrão já está definido. Esse padrão é o certificado digital da ICP-Brasil, cujo os empresários, donos de empresas, representantes legais dessas empresas já estão acostumados.

E agora, a gente endereça a ele, definitivamente, através de diversas aplicações e diversos usos que nós estamos trabalhando. Endereçamos o certificado digital para pessoas físicas, e o volume de emissão do certificado digital cresceu esse ano na ordem de 30%. Vamos bater quase 30% a mais do que a emissão do ano passado.

E, a partir do ano que vem, eu acredito cegamente que nós teremos uma escalada no número de pessoas que vão fazer o uso do certificado digital. Porque realmente, a certificação digital sinaliza o fim da burocracia, endereça realmente um ambiente digital com presunção de validade jurídica.

Eu costumo dizer que o certificado digital é o direito à segurança cibernética. Tem o direito a segurança e tem o direito a segurança cibernética e ele é dado pelo certificado digital.

Como pais, vale lembrar a Estónia, que é tida como uma referência em digitalização e faz uso do certificado digital. Lá todo o cidadão estoniano tem o certificado digital e na Dinamarca o mesmo. Aqui no Brasil a gente precisa avançar rapidamente, também, para esse caminho.

Tá certo, gente!

Compartilhem esse vídeo para que as pessoas possam, também, tomar mais conhecimento sobre o certificado digital.

Me sigam na rede social, no Instagram do ITI que tem muito conteúdo e muitas informações a cerca do certificado digital. Tenho muito orgulho e muita honra de participar do governo Bolsonaro e poder  endereçar essa tecnologia que tem feito história e tem mudado a vida do brasileiro.

Um abraço a todos, fiquem com Deus e até o próximo vídeo! Tchau!

  Assista o vídeo completo direto nas redes sociais de Marcelo Buz

Leia mais sobre o assunto!

Assinatura digital no holofote. Por Marcelo Buz

Simplificação na emissão dos certificados digitais é aprovada em reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil

TSE afirma ser possível assinatura digital para criação de partido