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Mais de 5 milhões de tentativas de fraude em um ano: executivo alerta para a importância da segurança digital no e-commerce

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8 de março de 2023

Fraudes no e-commerce brasileiro: setor registra 5,6 milhões de tentativas em 2022

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6 de março de 2023

Segundo dados do Mapa da Fraude, as lojas virtuais brasileiras sofreram 5,5 milhões de tentativas de fraude entre 2021 e 2022 

Valor das tentativas de fraudes aumentou 4,8% em 2022, alcançando um ticket médio de R$ 1.050; principais alvos são sites de vendas de celulares e eletrônicos.

O e-commerce se fortalece cada vez mais no Brasil. De acordo com relatório divulgado no início do ano pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, o país já contabiliza 59% de suas lojas dedicadas ao comércio on-line.

Neste cenário, segundo dados do Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, as lojas virtuais brasileiras sofreram 5,5 milhões de tentativas de fraude entre 2021 e 2022. 

O Mapa analisou 312 milhões de negócios com cartão de crédito durante o período. No comparativo, foi percebido um aumento de 1,7% no número de compras.

No entanto, os valores desses golpes subiram 4,8% em relação ao ano anterior. O ticket médio, indicador dos valores mais frequentes de compras efetuadas ao longo do ano, dessas fraudes em 2022, foi de R$ 1.050,00, enquanto as compras legítimas, feitas por clientes que realmente efetuaram compras de maneira legal, somaram R$ 521,00.

Alvos mais comuns

Ainda de acordo com o documento, entre as mais de 5 milhões de tentativas registradas, as principais são: celulares (8,2%), eletrônicos (8,0%) e itens de informática (4,3%).

Produtos com maior valor agregado tendem a ser um alvo dos golpistas. Celulares, eletrônicos e produtos de informática são muito desejados e fazem parte de uma ampla rede de revendas em outros sites com menor fiscalização. A recomendação é redobrar ainda mais as medidas de segurança para proteger seus negócios e os clientes”, diz Eduardo Esparza, vice-presidente da Tenerity no Brasil e na Espanha, empresa especialista em fidelidade lucrativa.

Recomendações 

Esparza explica que é importante ficar atento a esses números. “O e-commerce é uma das modalidades de venda mais populares para os consumidores, principalmente para quem já tem o hábito de pesquisar e comparar preços e produtos no meio digital. Entretanto, é preciso construir uma plataforma segura para os usuários. Dados sensíveis como números de cartão de crédito ou informações pessoais devem ser criptografas com certificados digitais e toda a operação precisa passar por extenso planejamento anti-fraude“, diz.

Segundo o executivo, também é importante ficar atento aos certificados digitais exibidos pelos sites e ter cuidado com senhas. No caso dos lojistas, a atenção é para a contratação de serviços de segurança habilitados que possam oferecer mais confiabilidade.

São vários os exemplos de selos e certificados que temos em nossos próprios sites, como Secure Sockets Layer (SSL), Site Blindado, entre outros. Trata-se de um importante passo para que os lojistas do e-commerce entendam que a relação de confiança com os clientes é tão importante quanto a qualidade do produto e isso envolve desde a emissão de uma nota fiscal até a plataforma de compra”, finaliza Esparza.

Sobre a Tenerity

A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares.

Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores.

Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.

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e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

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