Levar a IA para o centro dos negócios acelera a inovação nas empresas
22 de março de 2024A discussão dessa premissa foi o destaque no evento DC Talks, promovido pela Everest Digital, em que se debateu as aplicações e a importância da IA
As empresas, dos mais diversos segmentos, precisam se preparar para trazer a inteligência artificial para o centro de seus negócios. A avaliação é do diretor de IA Brasil da IBM (International Business Machines Corporation), Thiago Viola. “Não dá para ter a IA apenas como algo opcional ou que tenha o carimbo da diretoria. É preciso pegar o processo “core” de uma empresa e fazer a inteligência artificial pulsar por meio de um processo de transformação e inovação”, enfatizou.
Thiago Viola foi um dos palestrantes da nova edição do DC Talks, evento promovido pela Everest Digital na noite de terça-feira (19/3) em Goiânia, que tem como propósito trazer à tona discussões relevantes sobre tecnologia e inovação. Nesta edição, o destaque foi a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos processos de gestão e produção nas empresas e na administração pública.
Para o diretor da IBM, um importante desafio a ser enfrentado por empresas e governos que querem se beneficiar da IA é identificar qual o modelo mais indicado para cada caso.
“A primeira vontade de testar e utilizar pode levar para uma zona de difícil retorno. É preciso saber o que efetivamente se vai usar, como usar e se, ao final do dia, aquilo que está sendo implementado traz valor agregado para o que se necessita. Há muitas condições de uso da IA que, efetivamente, têm alto valor agregado, com baixo custo e alta eficiência e produtividade”, afirmou.
Tecnologia
CEO da Everest Digital, Gleysson Araújo destacou a importância de aprofundar o debate sobre a IA. “A Inteligência Artificial pode transformar os negócios. Nosso objetivo é proporcionar uma forma simples para a implementação dessa tecnologia, trazendo para isso parceiros como a IBM, com quem desenvolvemos produtos de ponta em IA, e o governo de Goiás, oferecendo ao Estado soluções em inovação que façam diferença para o cidadão e para os empresários goianos“, destacou.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico, também palestrou no evento e afirmou aos empresários que Goiás é o lugar certo para quem deseja investir em inteligência artificial. “Somos parceiros da Everest e da Soluti em alguns projetos de inovação e outros ligados à formação de jovens de baixa renda que estudam nas Escolas do Futuro, as escolas técnicas do Estado. Um projeto pioneiro e que provavelmente servirá de exemplo para outros Estados”, ressaltou.
Os debates sobre a aplicação prática da IA nos negócios contou ainda com a participação de especialistas, como Fábio Lima, Arquiteto WatsonX da IBM, e Alexandre Torres, CIO da Soluti. Foram abordados temas como a integração da IA nos processos de negócio, os ganhos de eficiência operacional, a influência da liderança, ética na aplicabilidade da tecnologia e da cultura organizacional na adoção bem-sucedida da IA. Além de perspectivas sobre o futuro dessa tecnologia e como as empresas podem se preparar para tirar o máximo proveito dela.
O interesse pelo tema comprovou-se com a lotação máxima do espaço pelos convidados, que puderam aprofundar conhecimentos, se informar sobre tendências e tirar dúvidas sobre o papel da IA no dia a dia das empresas, sua aceitação e os desafios enfrentados no processo de transformação digital.
Sobre Everest Digital
A Everest Digital, empresa do Grupo Soluti , é o primeiro Data Center Tier III Managed Service Provider (MSP) da região Centro-Oeste. É a parceira ideal para empresas que buscam inovação e eficiência na gestão de sistemas de missão crítica.
Contando com uma estrutura moderna e equipada com as mais recentes tecnologias, possui um portfólio completo para apoio aos clientes, que vai além do Colocation: Cloud Pública Everest, Serviços Gerenciados (com especialistas em várias tecnologias), Hosting, Cyber Security e equipe especializada na gestão das principais Clouds Públicas. Além de ser um ambiente seguro e confiável para os dados do seu negócio, nosso Data Center conta com equipe altamente qualificada e disponível 24 horas, garantindo que sua empresa tenha sempre acesso às informações e aos serviços fundamentais a qualquer momento.
Agora, com o Data Center mais moderno do Centro-Oeste da Everest Digital, as empresas da região e de todo o país, vão contar com uma infraestrutura de TI de alta qualidade, que atende às suas necessidades específicas, garantindo aumento da produtividade e da competitividade no mercado.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
IA na vida real: comece pelo caso de uso
Everest Digital adota soluções da CommScope para seu data center