Últimas notícias

Fique informado

Kaspersky explica: como evitar golpe em que criminosos inscrevam você em um serviço pago

21 de julho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Técnica ganhou destaque mundialmente, mas é um golpe comum e muito popular no Brasil. Saiba identificá-lo e como evitá-lo 

Recentemente, pesquisadores da Kaspersky observaram um aumento na distribuição ativa de trojans que realizam secretamente inscrições de internautas em serviços pagos sem o consentimento da pessoa.

Porém, o que é “novidade” no mundo, já existe no Brasil e é uma das fraudes mais comuns por aqui. Os criminosos usam apenas uma armadilha diferente: as mensagens falsas enviadas no WhatsApp. Entenda como esse golpe funciona e saiba como evitá-lo.

As mensagens podem usar temas diferentes, como promoções ou algum tema rotineiro que esteja dominando o noticiário.

A intenção final é sempre fazer as vítimas clicarem em um link, onde um cadastro será solicitado para roubar as informações pessoais, como CPF, cartão de crédito e número de telefone. Com esses dados, os criminosos realizam a inscrição nos serviços premium.

Um exemplo deste golpe reportado pela Kaspersky foi o falso abono emergencial de Natal. Nos casos de benefícios sociais, os criminosos se aproveitam que o governo sempre precisa realizar um cadastro para avaliação do benefício, portanto a solicitação de informações pessoais pelos criminosos não gera suspeitas.

Outro detalhe importante que esse exemplo traz é que algumas inscrições fraudulentas nesses serviços premium são feitas sincronizadas com o golpe. Neste caso, o serviço solicita uma confirmação do cliente via uma mensagem SMS. Porém, mesmo essa etapa foi burlada pelos criminosos.

O maior problema do golpe da inscrição em serviços premium é que a vítima não percebe a armadilha até receber sua próxima conta do celular – e esse tempo é suficiente para que o prazo de cancelamento expire.

 Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina

Há também aquelas pessoas desatentas, que irão pagar uma ou mais faturas, até identificar a cobrança adicional.

“Imagine uma pessoa que fez o cadastro esperando o abono de Natal e que percebeu a cobrança apenas três meses depois da suposta solicitação do benefício. Com certeza, a vítima não fará a relação entre a mensagem falsa (o golpe em si) e a cobrança do serviço – que é o prejuízo. Isso dificulta que as pessoas reconheçam a armadilha e consigam evitá-la. Desta forma, a melhor prevenção é conseguir reconhecer que a mensagem é falsa”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para conseguir reconhecer mensagens falsas, os especialistas da Kaspersky recomendam:

– Atenção redobrada! Sempre que um aplicativo de celular ou site solicitar dados pessoais, pare e analise a situação.

O app/site é de uma organização que você conheça? Você está no site correto? As informações solicitadas são essenciais?

Na dúvida, nunca informe seus dados, especialmente seu número de telefone, e tente entrar em contato com a empresa/órgão governamental;

– Use uma solução de segurança confiável para bloquear o acesso a sites falsos ou links fraudulentos enviados em programas de mensagens ou redes sociais;

– Mantenha o sistema operacional e todos os programas atualizados. Muitos golpes tentam instalar programas maliciosos no dispositivo da vítima. Caso haja uma falha em um desses sistemas, a infecção pode ocorrer sem que a pessoa perceba. 

Para saber mais sobre aplicativos de assinatura indesejados, visite o site.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro.

O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução.

Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

#FalemosDosCookies? 50% dos brasileiros aceitam cookies digitais apesar da falta de conhecimento sobre o que são ou fazem

Ataque de phishing à Uniswap resultou no roubo de US$ 8 milhões em fundos

Risco cibernético: mais de 70% das organizações estão preocupadas com o aumento da superfície de ataque

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!