Últimas notícias

Fique informado
Junta Digital estreia no Rio Grande do Sul

Junta Digital estreia no Rio Grande do Sul

13 de abril de 2017

Os empreendedores gaúchos vão ganhar agilidade com o lançamento oficial da Junta Digital.

POR FELIPE VIEIRA

A nova ferramenta vai permitir que as empresas sejam constituídas, alteradas ou extintas totalmente via internet em todo o Estado, sem a necessidade de documentos em papel.

O lançamento que celebra esse importante passo para a economia gaúcha será realizado na quarta-feira, 19 de abril, às 10h30, na Sala Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

É um marco para o Estado que será oficializado pelo governador José Ivo Sartori, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, pelo superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e pelo presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis), Paulo Roberto Kopschina.

O Rio Grande do Sul foi escolhido para ser piloto no projeto Junta Digital pelos resultados obtidos com a implantação da Redesimples – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Até o momento, 49 municípios gaúchos estão integrados à rede e a meta é atingir 80 cidades até o final do ano, incluindo Porto Alegre, com abrangência de 80% das micro e pequenas empresas. O modelo foi adotado pioneiramente pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

A Junta Digital é a prestação de serviço de registro empresarial totalmente feita pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade que garantirá aos empresários mais fácil acesso aos serviços oferecidos pela Junta Comercial com rapidez e comodidade, 24 horas por dia e sete dias por semana. Os requisitos para a utilização do sistema preveem acessos à internet, Certificado Digital A 3 (e-CPF), para assinar o documento eletrônico e arquivo em PDF.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, destaca que a agilidade é um dos principais ganhos com esse novo sistema.

“Antes, o tempo de registro na Junta Comercial era de cerca de oito dias, agora em apenas dois dias o processo já poderá ser concluído e sem a necessidade de papel ou atendimento presencial, já que o retorno das informações também será digital”, compara.

FONTE: http://felipevieira.com.br/site/junta-digital-estreia-no-rio-grande-do-sul/