JavaScript foi a linguagem de programação mais utilizada pelos brasileiros em 2023
1 de fevereiro de 2024GitHub analisou o uso regional das linguagens de programação para entender como o mundo está desenvolvendo software na plataforma
O GitHub, a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anunciou que as cinco linguagens mais utilizadas pela comunidade brasileira na plataforma em 2023 foram JavaScript, Python, TypeScript, Java e Shell.
As informações são do Innovation Graph, a plataforma de dados abertos e insights do GitHub que monitora tendências globais e locais no desenvolvimento de software.
Saiba mais sobre as top cinco linguagens de programação abaixo:
#1 JavaScript
JavaScript conquistou o título de linguagem de programação mais popular pelo terceiro ano consecutivo. É uma linguagem utilizada principalmente para desenvolvimento web, permitindo elementos interativos em sites, como animações, validação de formulários e conteúdo dinâmico. É versátil e também pode ser utilizada para aplicativos móveis e programação no lado do servidor (Node.js).
#2 Python
Python é uma linguagem de programação versátil utilizada em diversos domínios devido à sua facilidade de aprendizado, legibilidade e ampla gama de aplicações, sendo uma excelente escolha tanto para programadores novatos quanto experientes.
Pode ser utilizada para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, automação e scripts, além de desenvolvimento simples de jogos.
#3 TypeScript
TypeScript é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que estende o JavaScript ao adicionar tipos estáticos.
Isso auxilia na detecção prévia de erros, tornando o código mais robusto e legível, especialmente em projetos maiores.
Integra-se facilmente com código JavaScript existente e oferece ferramentas avançadas de desenvolvimento para melhor compreensão e manutenção do código.
Este é o primeiro ano em que o TypeScript ultrapassou o Java desde o seu lançamento em 2017 no ranking mundial.
#4 Java
A versatilidade, segurança e desempenho do Java a tornam a escolha preferida para várias aplicações em diferentes domínios.
Pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicativos móveis, software empresarial, aplicações web e desktop, sistemas embarcados e IoT, além de jogos.
#5 Shell
A linguagem de programação Shell é principalmente utilizada para automação de tarefas e interação com sistemas operacionais.
Ela possibilita a criação de scripts para executar sequências de comandos do sistema, realizar tarefas repetitivas, manipular arquivos e processos, gerenciar fluxos de dados e controlar programas.
O aumento do uso do Shell em todo o mundo indica uma expansão duradoura em operações e trabalho de infraestrutura como código no desenvolvimento open source.
Notavelmente, o JavaScript foi classificado como a linguagem mais utilizada tanto no Brasil quanto globalmente, enquanto Python, TypeScript e Java estavam todas entre as cinco linguagens mais populares em todo o mundo.
Um aspecto específico para o Brasil foi que a linguagem Shell estava entre as cinco primeiras, enquanto em escala global, ela ocupou a nona posição.
A quinta linguagem de programação mais popular em todo o mundo foi o C#, que ficou em nono lugar no ranking brasileiro.
A inteligência artificial tem o potencial de democratizar o campo da programação
Assim como em muitos outros países, a indústria de tecnologia no Brasil enfrenta uma escassez de trabalhadores altamente qualificados.
De acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025 o mercado demandará 797.000 novos profissionais de TI.
No entanto, as universidades no Brasil provavelmente não conseguirão atender a essa demanda, já que pouco mais de 50.000 pessoas se formam no setor a cada ano.
Embora aprender novas linguagens de programação possa parecer assustador ou complexo, ferramentas de codificação de IA como o GitHub Copilot estão ajudando a reduzir as barreiras de entrada no desenvolvimento de software.
Facilitando a jornada de aprendizado, a IA pode ajudar as pessoas desenvolvedoras a estudar novas linguagens de programação e possibilitar uma tradução sem esforço entre diferentes linguagens, permitindo que aprendam qualquer linguagem de programação que desejarem.
De fato, 57% das pessoas desenvolvedoras acreditam que as ferramentas de codificação de IA ajudam a aperfeiçoar suas habilidades em linguagens de programação, oferecendo oportunidades para aprimoramento e redução do esforço cognitivo.
Além disso, ferramentas como o GitHub Copilot Chat estão tornando possível para as pessoas desenvolvedoras receberem orientações em tempo real diretamente no editor, possibilitando o surgimento da linguagem natural como a nova linguagem de programação universal.
“No GitHub, acreditamos que a inteligência artificial transformará a maneira como o mundo desenvolve software, resultando em um aumento da produtividade e, o mais importante, em profissionais mais felizes. Ao se integrarem perfeitamente aos workflows existentes das pessoas desenvolvedoras, ferramentas de IA como o GitHub Copilot Chat podem permitir que até mesmo aqueles sem experiência técnica contribuam e explorem uma carreira no desenvolvimento de software, apoiando a economia global”, afirma Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil.
Três formas eficazes de uso do Java
GFT Technologies e AWS lançam programa para desenvolvedores Java com foco em Inteligência Artificial
Programação também é assunto para criança
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.