Nos dias 11, 12 e 13 de março, representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI estarão na cidade de São Paulo para discutir a implantação do projeto de Autoridade de Registro Biométrica.
O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, e o assessor da presidência, Eduardo Lacerda, realizarão encontros com representantes da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil – IIRGD/Dipol, da Autoridade Certificadora Imprensa Oficial do estado de São Paulo – AC Imesp e do Departamento de Trânsito do estado de São Paulo – Detran/SP.
Segundo Maurício Coelho, a implantação da AR Biométrica no estado de São Paulo significaria um grande avanço no projeto em função das características econômicas e demográficas do estado paulista. “São Paulo detém a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, é sede de um não negligenciável número de grandes empresas e sua capital, considerando a região metropolitana, possui aproximadamente 19 milhões de habitantes.
Seria um belo case para a ICP-Brasil poder identificar os cidadãos a partir da coleta de dados biométricos – no caso, as impressões digitais, para a emissão de certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil”, enfatizou.
O modelo de AR Biométrica, segundo o diretor, tem se mostrado eficiente em outros estados – Bahia e Rio de Janeiro, e no Distrito Federal. “Realizamos a identificação inequívoca dos indivíduos em menos de seis segundos e com uma taxa de aprovação das consultas biométricas superior a 95%, otimizamos a emissão do certificado digital e assim é inibida a possibilidade de fraudes no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira”, destacou.
Fonte ITI
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.