Últimas notícias

Fique informado
ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin

ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin

24 de janeiro de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Para que deve servir a regulação da tecnologia?

Para que deve servir a regulação da tecnologia?

19 de novembro de 2017

Case UnB e-Sec | Solução diploma eletrônico

A solução desenvolvida pela e-Sec, solucionou o problema na emissão de certificados e diplomas de maneira ágil e simples. Foi desenvolvida uma plataforma web específica para assinatura de certificados e diplomas.

24 de junho de 2016

Nesta terça-feira, 23, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Universidade de Brasília – UnB assinaram Termo de Execução Descentralizada – TED para o desenvolvimento de plugin que permite a assinatura digital em arquivos PDF baseado no padrão PAdES.

Na qualidade de representantes das instituições estiveram na cerimônia o diretor-presidente da autarquia Gastão José de Oliveira Ramos, e a reitora da universidade Márcia Abrahão Moura.

Atualmente, já é possível assinar documentos PDF com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A partir das iniciativas do ITI, foi possível produzir o TED e, assim, dar continuidade aos trabalhos na otimização do plugin que viabiliza a geração de assinaturas digitais a partir de aplicação usada na visualização de arquivos digitais.

“Ao nos depararmos com a necessidade de assinaturas digitais ICP-Brasil em documentos no formato PDF, identificamos a oportunidade de desenvolver uma solução que atendesse ao interesse da Administração Pública e da sociedade. O ITI, enquanto governo, permanecerá a mapear os diversos cenários, selecionar as situações que sejam propícias aos seus trabalhos e, principalmente, a ser protagonista da certificação digital ICP-Brasil e investidor da pesquisa de ponta. Criar mecanismos eficientes que desburocratizem e proporcionem economia e sustentabilidade ao país é uma de nossas metas”, comentou o diretor-presidente do ITI.

Em sua fala, a reitora da UnB reiterou o desejo da universidade em integrar projetos de pesquisa apoiados pelo ITI. Segundo ela, é possível que outros sejam iniciados.

“Assino cerca de nove mil diplomas por semestre. Não tenho alternativa senão lançar mão da tecnologia para que estes trâmites sejam acelerados, economizando assim tempo e recursos. Creio que este aporte possa servir de motivação para que outras alianças entre ITI e UnB sejam firmadas”, salientou. O total do repasse feito pelo ITI à UnB será de R$ 197.862,86.

Participaram da cerimônia o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Waldeck Pinto de Araújo Júnior, o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa Wilson Roberto Hirata, os assessores técnicos da presidência Ruy Ramos e José Antonio Carrijo, o coordenador de Planejamento, Orçamento e Administração Ronoilton Gonçalves e o assessor da área de normalização e pesquisa, Jorge Carvalho, todos do ITI. Além da reitora, esteve presente o coordenador do projeto de desenvolvimento do plugin, professor Thiago Alves da Fonseca.

Fonte ITI e Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB