Últimas notícias

Fique informado

Inteligência artificial potencializa estratégias de marketing

24 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

Câmeras e sensores com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) identificam as chamas, acionando os procedimentos de emergência

6 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

UX, Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização ainda são pouco exploradas no Brasil

No levantamento os respondentes disseram ter pouco conhecimento sobre UX (61%), Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização (57%)

26 de dezembro de 2022

Preços no Natal podem ficar mais atrativos com uso de Inteligência Artificial  

É o momento de atuar estrategicamente definindo os produtos que são alvo da promoção de Natal e os que não são

21 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

A partir da inteligência humana, utilizamos todo poder executor da inteligência artificial para a obtenção de resultados melhores e mais rápidos

Por Silvana Torres

Inteligência Artificial
Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up

A Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento. Não se fala em outra coisa dentro das empresas, e não apenas nas de tecnologia.

O assunto é corrente em todos os setores. Obviamente, o marketing está incluso nesta discussão; afinal, você sabe qual é a verdadeira questão quando falamos do surgimento dessa novidade no segmento? O que está em jogo são novos recursos ou a situação é um pouco mais complexa?

Antes de mais nada, precisamos entender que só é possível aplicar tendências de mercado como essa, na prática e de maneira assertiva, se conhecermos bem o público com o qual estamos falando.

Entender hábitos de consumo, comportamentos, preferências, motivações e perfis é uma regra básica, que continua sendo um ponto-chave no processo de aproximação entre pessoas e marcas.

Muito bem, você deve estar se perguntando como tudo isso se relaciona com a IA? Na verdade, essa resposta está na própria pergunta, porque nenhum recurso é útil, por mais inovador e disruptivo que seja, se não estiver alinhado com as necessidades dos clientes.

Sem isso, é só mais um artifício com pouca ou nenhuma efetividade. Em outras palavras, apenas com essa correlação há como desenvolver estratégias de marketing realmente eficientes e que podem aumentar as chances de sucesso de uma companhia.

Aqui na Mark Up, por exemplo, a tecnologia e o data driven são a bússola que nos orienta na tomada das melhores decisões.

Além disso, temos um comitê formado por profissionais de diversas áreas da empresa, com o objetivo de pensar em formas de implementarmos cada vez mais a IA a nosso favor no dia a dia, criando uma cadeia de benefícios tanto para os colaboradores como para os clientes.

Fruto disso é que já estamos adotando a IA como uma “parceira de trabalho” altamente eficiente. Por exemplo, nossa criação já vem utilizando com sucesso algumas ferramentas, que auxiliam muito em desenvolvimentos conceituais, na busca por imagens ideais para a composição de layouts ou mesmo vídeos que sejam fortes o suficiente para reforçar as mensagens que desejamos transmitir.

Em outras palavras, a partir da inteligência humana, utilizamos todo poder executor da inteligência artificial para a obtenção de resultados melhores e mais rápidos.

Já na área de estratégia, a IA tem sido um apoio importante para desk researches, trazendo respostas sobre o mercado, marcas, tendências e comportamento do consumidor.

Também é um parceiro para encontrar soluções que complementem taticamente a estratégia desenvolvida pelo planejador. Mas acima de tudo, IA entra aqui como solução nos projetos estratégicos desenvolvidos por nós, sendo sugerida também para nossos clientes. 

É importante que existam essas iniciativas no mundo corporativo, considerando que basicamente todas as companhias estão tentando buscar modos de aproveitar as ferramentas e inovar em suas estratégias.

Mas atenção: para utilizar um recurso tão avançado e inovador, como a IA, com responsabilidade, segurança e precisão, as lideranças e seus times devem conhecer profundamente sua função e estrutura e de que forma ela ajudará a atingir os objetivos da organização.

Quando há um planejamento fortemente embasado, a IA acaba com uma das principais dores que os profissionais de marketing possuem na sua rotina digital, que é a de tratar um volume gigantesco de informações ao mesmo tempo.

Isso abre espaço para os especialistas a trabalharem com uma gama muito maior de dados e interações em um intervalo menor de tempo.

As consequências? Em resumo, eficiência e agilidade. A solução permite que campanhas personalizadas e experiências exclusivas sejam oferecidas aos clientes com base nos seus interesses.

Outra vantagem competitiva da IA é a automação de tarefas repetitivas e mecânicas, economizando tempo e capital humano. Isso sem falar na integração dos dispositivos, garantindo que as análises de mercado e dos conteúdos produzidos pela marca sejam mais rápidas e avançadas.

Não à toa, as empresas que já notaram esses benefícios em potencial não param de aquecer o setor tech. Segundo um relatório feito pela Kinea Investimentos, considerando serviços, hardware e software, o mercado global de inteligência artificial movimentou cerca de US$ 318 bilhões em 2020, US$ 383 bilhões em 2021 e US$ 450 bilhões em 2022.

Nos próximos anos, a tendência é de um crescimento vertiginoso. Para 2023, a expectativa é de US$ 450 bilhões movimentados, crescendo ano a ano até atingir US$ 900 bilhões em 2026, uma expansão de 19%.

Olhando para todas essas questões, podemos entender claramente que a chegada avassaladora da IA ao cenário corporativo não se trata apenas de mais uma novidade efêmera, em que a empresa investe no recurso como se fosse apenas mais um notebook para seu escritório.

As milhares de possibilidades que ela oferece estão em suas estratégias; no caso da área de marketing o sucesso depende de boas aplicações, há uma associação direta entre esses dois elementos. E, se existe uma conexão, por que não investirmos em mais formatos inteligentes para aliar a dupla?

Sobre a autora

Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil e criadora da metodologia proprietária Construtoria Estratégica, que alia estratégias data driven de uma consultoria a execuções assertivas e criativas de uma agência.

Setores bancários e tributários garantem resultados mais potentes e ágeis com a aplicação da Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é estratégia à prevenção da inadimplência e recuperação de crédito

Mobilidade aérea urbana e inteligência artificial: o que esperar do setor de transporte por aplicativo para os próximos anos

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

IA Mercado Notícias