No Brasil, o site Downdetector, que monitora instabilidade em serviços online, identificou grandes picos de relatos de usuários enfrentando problemas nas três redes sociais, e havia indicativos de “interrupção generalizada” ao menos no Facebook por volta das 13h30 (horário de Brasilia).
Os mesmos problemas foram identificados pelo Downdetector em outras grandes regiões metropolitanas globais, como Washington e Paris, informa a France Presse.
Em notas enviadas à BBC News Brasil, o Instagram, o WhatsApp e o Facebook informaram: “estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldades para acessar nossos aplicativos e produtos.
Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal.
Fonte: UOL
Segundo o NYT
O Facebook e sua família de aplicativos, incluindo Instagram e WhatsApp, caíram ao mesmo tempo na segunda-feira, retirando uma plataforma de comunicação vital usada por mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo e adicionando calor a uma empresa que já está sob intenso escrutínio.
Os aplicativos do Facebook – que incluem Facebook, Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger e Oculus – começaram a exibir mensagens de erro por volta das 11h40, horário do leste, relataram os usuários. Em cinco minutos, o Facebook havia desaparecido da internet. Horas depois, os sites ainda não estavam funcionando, de acordo com a Downdetector , que monitora o tráfego da web e a atividade do site.
Interrupções de tecnologia não são incomuns, mas ter tantos aplicativos da maior empresa de mídia social do mundo apagando ao mesmo tempo era altamente incomum. A última paralisação significativa do Facebook foi em 2019, quando um erro técnico afetou seus sites por 24 horas, em um lembrete de que mesmo as empresas de internet mais poderosas ainda podem ser prejudicadas por uma confusão.
Desta vez, a causa da interrupção permaneceu obscura. Após várias horas do incidente, os especialistas em segurança do Facebook ainda estavam tentando identificar a raiz do problema, de acordo com um memorando interno e funcionários informados sobre o assunto. Dois membros de sua equipe de segurança, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente, disseram ser improvável que um ataque cibernético tenha ocorrido porque um hack dificilmente afetará tantos aplicativos ao mesmo tempo.
Especialistas em segurança disseram que o problema provavelmente se originou de uma configuração incorreta dos computadores servidores do Facebook, que não permitiam que as pessoas se conectassem a seus sites como Instagram e WhatsApp.
Quando esses erros ocorrem, as empresas frequentemente voltam à configuração anterior, mas os problemas do Facebook parecem ser mais complexos e exigir alguma atualização manual.
Fonte: NYT