Últimas notícias

Fique informado

Índice de informalidade no setor de TIC atinge 16,3% em 2023, aponta Brasscom

8 de janeiro de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Os bancos brasileiros estão preparados para um mercado financeiro sem fronteiras? 

O Open Finance é uma realidade. Está em franco crescimento e tornará a gestão de finanças mais acessível, transparente e inclusiva.

19 de julho de 2023

Na contramão do mercado de tecnologia, Grupo Stefanini amplia contratações no mundo inteiro

Próximo passo do programa Stefanini Everywhere é expandir para países onde a empresa não tem operações e atingir 4.000 cidades em dois anos

30 de novembro de 2022

Grandes players centralizam talentos de TI e quem paga o preço é o mercado

A pesquisa mostra que a retenção dos talentos atuais é relatada como o maior desafio para as empresas, juntamente com a remuneração.

21 de novembro de 2022

Segundo pesquisa, a precarização do trabalho em tecnologia é uma realidade, apesar de ser associado a empregos bem remunerados e qualificados

A Brasscom lançou uma nova edição da “Pesquisa Pulso: Análise dos modelos de contratação em tecnologia, avaliando a precarização do trabalho”, iniciativa que traz indicadores da informalidade laboral enfrentada pelo setor de tecnologia.

De acordo com os dados registrados, dos 1.625 trabalhadores entrevistados durante a entrada ou saída de empresas de TIC, 180 profissionais migraram do trabalho informal para o formal, enquanto 83 foram desligados do trabalho formal e passaram a trabalhar informalmente – um índice de 16,3% de outubro de 2021 a outubro de 2023.

A evolução pode ser vista também anualmente. A informalidade acompanhada pela pesquisa mostrou uma média de 16,80% de outubro de 2022 a outubro de 2023.

Ainda segundo a Pesquisa Pulso, o índice de profissionais desligados que foram para empresas que não têm sede no Brasil alcançou 4,1%, ou seja, 1 ponto percentual a mais que os profissionais contratados que vieram de empresas que não possuem sede no país.

Apesar disso, formalizou-se 180 profissionais dentre os 1.021 admitidos nos últimos 12 meses​, mostrando que o setor ainda possui uma forte demanda por talentos.

Durante a análise, foram coletados dados sobre as condições de entrada e de saída de profissionais das empresas com a aplicação de questionários, considerando como contratações formais os modelos CLT, temporário, estágio, cargo comissionado e concursado.

Já as constatações informais ou precarizantes surgiram como “CLT Flex” (quando valores são “pago por fora” do registrado em carteira), “Pessoa Jurídica”, autônomos e cooperados nos casos em que há características de vínculo empregatício (subordinação, habitualidade, onerosidade e pessoalidade).

A Pesquisa Pulso reforça a atuação da Brasscom em defesa da formalização do trabalho e da equidade concorrencial, tal como a desoneração da folha de pagamentos, uma política de preservação e geração de empregos que possibilitou aos 17 setores que mais empregam no país que, entre 2017 e 2022, registrassem um aumento de 15,5% nas admissões, representando um crescimento anual de 2,9% – mais de 1,2 milhão de novos postos de trabalho formais.

Buscando incentivar o emprego formal dentro das organizações de tecnologia, a Brasscom e suas associadas lançaram o Movimento Trabalho Ético e convidam as empresas, associações, fornecedores, contratantes de serviços de TIC e clientes do setor a assinarem a Carta de Princípios do Trabalho em Tecnologia, em uma demonstração de protagonismo perante o desafio global de garantir que as empresas sigam as legislações vigentes e promovam condições de trabalho decentes para todos. ​

O objetivo do Movimento é criar um ambiente de competição leal para as empresas contratantes de profissionais de tecnologia, incentivar a valorização da mão de obra qualificada em tecnologia, combatendo a informalidade.

Sobre a Brasscom  

A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A Brasscom atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais. Atualmente, a Associação conta com mais de 80 empresas associadas com sede no Brasil e em vários países do mundo, com diferentes modelos de negócios.

CTOs apontam tendências no mercado de tecnologia em 2024 e perfis dos profissionais mais valorizados

O impacto da Inteligência Artificial nas empresas e nas carreiras

Seis tendências no local de trabalho para 2024

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.