Importadores e Exportadores brasileiros já têm mais de 50 milhões de documentos anexados eletronicamente
24 de janeiro de 2022Mais de 50 milhões de documentos dos operadores de comércio exterior do Brasil já se encontram anexados em formato digital
Sistema desenvolvido pelo Serpro para o governo federal realiza o trâmite aduaneiro de forma 100% digital. Tecnologia descartou o uso de papel e garantiu a preservação de cerca de 10 mil árvores
Mais de 50 milhões de documentos dos operadores de comércio exterior do Brasil já se encontram anexados em formato digital.
O trâmite aduaneiro 100% eletrônico é garantido por uma tecnologia desenvolvida pelo Serpro para o governo federal.
A anexação é uma das funcionalidades do Portal Único de Comércio Exterior, ambiente que traz os sistemas e informações necessários a pessoas físicas e jurídicas que realizem operações de importação ou exportação.
10 mil árvores
“O conteúdo é equivalente a uma pilha de papel A4 de 7.380 metros de altura o que corresponde, aproximadamente, a 10 mil árvores que deixaram de ser cortadas”, explica Auro André Kray, um dos responsáveis pela tecnologia no Serpro.
Segundo Kray, a tecnologia de anexação eletrônica vem sendo implementada no portal desde 2017 e faz parte do processo de transformação digital do comércio exterior promovida pelo governo brasileiro.
“Agora o desafio para 2022 é trazermos novos serviços sob medida para atendermos as necessidades dos órgãos anuentes“, complementa.
Portal Único
O programa do Portal Único visa reduzir os tempos e custos de importação e exportação, com a reformulação e modernização dos processos atuais.
O procedimento eletrônico de anexação também permitiu eliminar a entrega múltipla de documentos até então exigida por diferentes órgãos, já que o conteúdo pode ser compartilhado, de maneira simples, pela internet.
Instituído pelo Decreto nº 8.229, 2014, o Portal Único de Comércio Exterior tem por meta a modernização dos procedimentos de importação e exportação de bens e mercadorias.
A iniciativa envolve instituições públicas diversas, como o Serpro, Receita Federal do Brasil e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O objetivo é simplificar normas e procedimentos em uma única porta de entrada de dados, com foco na integridade da informação, racionalização e segurança dos processos de exportação e importação.
Fonte: Serpro
Soluções digitais que promovem privacidade de dados serão premiadas pelo Serpro
Serpro lança nova plataforma de segurança em nuvem
Serviço em Nuvem do Serpro é reconhecido pela Amazon Web Services