Últimas notícias

Fique informado

IA, IoT e tecnologia verde seguem em alta nos negócios em 2024

28 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

Câmeras e sensores com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) identificam as chamas, acionando os procedimentos de emergência

6 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

UX, Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização ainda são pouco exploradas no Brasil

No levantamento os respondentes disseram ter pouco conhecimento sobre UX (61%), Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização (57%)

26 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

Inteligência Artificial: cinco previsões para 2023

A inteligência artificial proliferará à medida que as organizações perceberem que “menos é mais” e desviarem o foco da inovação

15 de dezembro de 2022

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

Estar atento às novas aplicações para o mercado de TI é o diferencial competitivo entre as empresas que buscam escalar seus segmentos

A tecnologia, que tanto se faz presente na atual vida moderna, é sinônimo de desenvolvimento: adotada por 69% das indústrias nacionais, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a tecnologia é apontada por 7 a cada 10 empresas, como responsável pelo aumento da produtividade.

Diante de uma evolução constante e sempre crescente, prever o que será tendência para o setor de Tecnologia e Inovação (TI) é bastante delicado.

No entanto, buscando o ritmo do que é presente passado e futuro, estudos miram em 2024 e se tornam bússola para quem busca sucesso em seus negócios, mantendo a constância, portas abertas e crescimento.  

“A tecnologia avança em ritmo acelerado e novas tendências surgem em pouco tempo. Estamos nos aproximando de um novo ano e desde já, é essencial que empresários do setor se preparem para abraçar as novas tendências”, destaca Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR/parceria ACATE, entidade que representa o setor de tecnologia no Paraná.

Os estudos que tem como alvo os novos desenhos para a área de tecnologia indicam que estruturas bastante similares com o que se vivencia em 2023, devem continuar se replicando no ano que vem, mas, com maior interesse e intensidade. 

Sistemas baseados em nuvem, Internet das Coisas (IoT), tecnologia verde e inteligência artificial estarão cada vez mais presentes, e são algumas das soluções que virarão o ano, conforme a Assespro-PR, que está ancorada em alguns estudos, como o Guia de Tendências do Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que aponta transformações às quais os empresários interessados em tecnologia precisam estar atentos.

Quatro principais tendências que seguirão em alta na área de TI em 2024:

1 . Inteligência Artificial

Esqueça aquela fala cansativa do outro lado da linha: “tecle 1 para tal função; 2 para falar com o atendente”. Ou, imagine uma conversa em uma conta comercial, por exemplo, muito mais próxima de uma relação humana.

Nesse momento em que a IA está cada vez mais presente e a IA generativa — capaz de criar ou gerar novos dados, como imagens, músicas ou texto – não é mais novidade, os empresários do setor precisam aprender, com rapidez, como usar todos esses recursos de maneira assertiva e equilibrada.

“A IA estará cada vez mais presente em vários setores, incluindo saúde, finanças, transporte e manufatura”, comenta Josefina. Estima-se que até o ano que vem, IA esteja por trás da comunicação de 50% das pessoas via plataformas digitais, segundo a McKinsey & Co.

2 . IoT

Em 2024, o que se espera é que inúmeros dispositivos estejam conectados à internet e assim, forneçam uma imensa quantidade de dados.

“Isso é bom, pois implica na criação de ambientes inteligentes, cada vez mais integrados, permitindo uma comunicação mais eficiente entre eles”, sublinha a presidente da Assespro-PR/parceria ACATE.

A perspectiva, de acordo com os estudos, é de que o IoT continuará conectando dispositivos físicos à internet, possibilitando a coleta de dados e automação de tarefas.

3 . Tecnologia Verde

A preocupação com o meio ambiente e com as questões sociais também seguirão em alta em 2024. Assim, para conter a carga de energia e de água, recursos usados em grande quantidade para dar conta do armazenamento de dados digitais, novos caminhos têm sido desenhados.

Com o boom da Nuvem e da Inteligência Artificial, o Google (que armazena enormes quantidades de dados!) revelou um aumento de 20% no consumo de água, totalizando 21 bilhões de litros de água por ano, conforme traz o Guia do Sebrae/PR.

“É urgente buscar um equilíbrio, utilizando a tecnologia para atingir metas sustentáveis”, pontua Josefina. Neste cenário, surgem – e continuarão surgindo – soluções inovadoras para auxiliar na adoção de práticas sustentáveis, como os softwares que possibilitam o registro da pegada de carbono de empresas que programam metas sustentáveis; e anteriormente a isso, empresas já começam a usar matéria-prima e processos de menor impacto social.

4 . Desafio

Conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para 37% das empresas, a escassez de profissionais altamente qualificados representa uma barreira externa à adoção de tecnologias digitais.

Em seguida, surge a dificuldade em identificar tecnologias e parceiros, mencionada por 33% das empresas como um desafio proeminente.

Além disso, 29% das empresas identificam como um entrave, pois o mercado não se encontra adequadamente preparado, abrangendo tanto clientes como fornecedores.

Assim, a falta de profissionais qualificados ainda será um desafio a ser vencido em 2024. Esse hiato é tão significante que impacta diretamente na aplicação de boas práticas e de novas soluções de TI em uma empresa.

“Se não temos quem saiba trabalhar com as novas tendências, como aplicar? É um desafio que precisa ser vencido e só será, com muito estudo e capacitação”, observa Josefina.

“Nos fazemos a lição de casa. Ao longo de toda a história de 40 anos, a entidade tem como um dos pilares a oferta de treinamento para jovens e, também para quem já atua na área”, completa. 

Sobre a Assespro-PR/parceria ACATE

A entidade foi fundada na década de 1980 como uma das 13 regionais que pertencem a uma das instituições mais sólidas do País e do mundo: a Federação Assespro, criada ainda na segunda metade da década de 1970. São quatro décadas pensando, promovendo e respirando inovação. A entidade é Utilidade Pública desde 11 de dezembro de 2018, título concedido pela Lei n.° 19.749.

IoT e IA se tornam principais responsáveis pela limpeza sob demanda em 2024

Oito tendências e previsões sobre identidade digital para 2024

Segurança eletrônica em 2024: tendências tecnológicas que inovarão o setor

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.