Últimas notícias

Fique informado

IA e API-First: como as operadoras de telefonia estão avançando na digitalização de ofertas e processos?

6 de setembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A IA já se tornou comum neste segmento com o uso de chatbots e assistentes virtuais para atender às solicitações de usuários

Por Gilmar Bonzatto*

O setor de telecomunicações descobriu uma possibilidade de expansão digital além de suas tradicionais ofertas e, com o avanço do 5G, essa tendência tem se fortalecido.

De acordo com estudo da SmC+ Digital Public Affairs, o investimento nessa área pode chegar a US$ 4,5 bilhões até 2030 no Brasil.

E, para continuarem cada vez mais competitivas e menos tradicionais, as empresas têm destinado parte desse montante para a área da Tecnologia da Informação.

A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, já se tornou comum neste segmento com o uso de chatbots e assistentes virtuais para atender às solicitações de usuários quanto ao suporte e solução de problemas.

Porém, com tanta demanda e oferta, as empresas querem ampliar os seus serviços tradicionais tornando-se mais ativas na oferta para os seus clientes por meio de um marketplace, como exemplo. 

Essa mudança pode ser percebida, principalmente, nas operadoras que detêm um grande volume de dados utilizáveis dos seus clientes.

Mas, o destaque em si é a capacidade de análise para interpretá-los. Nesse momento, as empresas passam a utilizar a IA para ler esses dados e, assim, transformá-los em informações de valor para o negócio.

Por exemplo, possuindo dados tais como nome, CPF, consumo de telefone e internet nos últimos 12 meses, a operadora consegue saber se o cliente é um bom pagador, quanto gasta e qual o seu potencial financeiro.

Tendo informações cruzadas sobre a renda, ofertas diferenciadas podem ser oferecidas e até mesmo decisões de negócios podem ser tomadas, como em campanhas para grupos de clientes com o mesmo perfil.

Além disso, colaboração entre grupos, redes sociais e aplicativos são outras fontes para se conseguir diferentes tipos de dados, que, quando combinados, possibilitam definir perfis e gerar novos tipos de ofertas.

Pode-se, por exemplo, criar um mapa de navegação em relação às buscas dos clientes, como cinema, entretenimento e música, e, a partir daí, a operadora ser capaz de oferecer serviços de streaming.

Para acelerar esse processo de digitalização, uma grande aliada das empresas são as Interfaces de Programação de Aplicações (API), responsáveis por permitir integrações entre diferentes sistemas.

Por exemplo, uma operadora que já conhece o cliente devido à combinação de dados realizada pela Inteligência Artificial, faz o uso de uma API para ofertar um serviço de streaming, numa outra ponta, com essa mesma interface é possível fazer contatos para ofertas de serviços financeiros ou simplesmente para agradecer o cliente com o objetivo de fidelizá-lo.

Sendo assim, não se torna necessária a criação de uma nova API para cada operação requisitada pelo cliente, tornando as ações muito mais ágeis para o lançamento e a monetização de novos produtos e serviços.

Empresas que seguem uma estratégia de API First entenderam que não é apenas um software e, sim, uma mudança de pensamento.

O resultado é que, além de deixar processos mais ágeis, agrega valor e, acompanhada da Inteligência Artificial, ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas.

Independente do porte das empresas, é importante entender e desenvolver um roadmap que atenda às necessidades de cada organização na implementação de sistemas e soluções, como IA e APIs, já que essas são transformações necessárias para responder à dinâmica do mercado.

*Gilmar Bonzatto é diretor de operações de Telco & Media da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digita

Tecnologia de Inteligência Artificial (IA): Uma parte essencial para a continuidade dos data centers

Robotização e IA na contabilidade para empresas de distribuição do agronegócio são destaque no Congresso Andav 2022

ID Buzz é atração principal da Volkswagen no Rock in Rio

Inovação no campo: o poder da Inteligência Artificial no agronegócio. Por Pedro Ica

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

CATEGORIAS

IA Notícias